INTERVENÇÃO EDUCATIVA COMO INSTRUMENTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE INTERNOS DE MEDICINA SOBRE CONTROLE DA TUBERCULOSE NA ATENÇÃO BÁSICA
Abstract
Introdução: A Tuberculose (TB) é uma doença infecciosa que ainda permanece como importante problema de saúde pública mundialmente. O seguimento da maioria dos casos é realizado na Atenção Básica (AB). Ainda assim, existem muitos desafios a serem superados para um adequado controle da TB nesse nível de atenção. O internato de Medicina nas unidades básicas de saúde oportuniza grande aprendizado para a formação dos estudantes, dando subsídios para o acompanhamento dos casos de TB diagnosticados. Objetivo: Relatar intervenção educativa que visou capacitar internos de medicina para o controle da TB na AB. Metodologia: Relato experiência sobre intervenção educativa realizada por meio de ambiente virtual da Plataforma Google Meet, no mês de maio de 2021, para internos de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) que estão em estágio curricular obrigatório na AB. A atividade foi executada por membros do projeto “Operacionalização do controle da TB na Unidade Básica de Saúde” da UFC. Resultados: Foram apresentadas e discutidas as iniciativas mundiais e regionais para o controle da TB, desafios existentes e ações para aumentar a detecção de casos, a fim de conscientizar os acadêmicos sobre como alcançar resultados significativos no controle da doença e desenvolver adequada assistência à pessoa com TB. Conclusão: A experiência realizada permitiu aproximação dos internos com a temática, reforçando a importância do envolvimento de estudantes na assistência à pessoa com TB. Evidencia-se a necessidade de realizar atividades educativas sobre TB para internos de Medicina e demais graduandos da área da saúde, bem como profissionais que atuam na Atenção Básica, visto que isso pode vir a promover melhorias dos resultados esperados tanto da formação médica quanto do controle da TB. Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil(CAPES.Downloads
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Published
2021-01-01
How to Cite
MendonÇa, I. da S., Lopes Pernambuco, M., Batista da Silva, F., Tobias Lopes, R., Mazza de Lima, F., & Cardoso Facanha, M. (2021). INTERVENÇÃO EDUCATIVA COMO INSTRUMENTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE INTERNOS DE MEDICINA SOBRE CONTROLE DA TUBERCULOSE NA ATENÇÃO BÁSICA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2182. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75305
Issue
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XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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