LETRAS E LUTAS NO FINAL DO SÉCULO XIX: A POESIA ABOLICIONISTA DE EMÍLIA FREITAS E FRANCISCA CLOTILDE
Resumo
O estudo intitulado “Letras e lutas no final do século XIX: a poesia abolicionista de Emília Freitas e Francisca Clotilde”, descreve a participação dessas escritoras nos jornais que circulavam em Fortaleza no final daquele século, dentre eles: Pedro II, Gazeta do Norte, O Libertador e o Cearense. Escritoras, romancistas, professoras e poetas deixaram nas páginas desses jornais, as suas lutas em formas de versos. Defendiam o fim da escravidão e assim participaram de movimentos culturais e sociais, em prol dessa bandeira. Faziam saraus, rifas, vendiam suas joias com o objetivo de alforriar os escravos. Emília Freitas (1855-1908)autora de Rainha do Ignoto, o primeiro romance fantástico escrito por uma mulher no Brasil. Sua estreia na literatura foi com o livro de poesias Canções do Lar, publicado em 1891. A escritora foi pioneira também na literatura espírita, sendo responsável pelo primeiro periódico espirita cearense intitulado Luz e Fé. Emília foi a autora do discurso de instalação da Sociedade das Cearenses Libertadoras que tinha como fundadora Maria Thomazia. Francisca Clotilde (1862-1935) autora de A Divorciada. Deixou muitos poemas esparsos em jornais e revistas, juntamente com sua filha Antonieta Clotilde foi responsável pela Revista A Estrela. Para fundamentação utilizaremos obras que abordem a história de Fortaleza, a abolição no Ceará e a participação das mulheres nos movimentos sociais e intelectuais do século XIX. Dentre eles: Eduardo Campos, Raimundo Girão e Sânzio de Azevedo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Pereira de Castro, C., & Torquato Lima, S. (2021). LETRAS E LUTAS NO FINAL DO SÉCULO XIX: A POESIA ABOLICIONISTA DE EMÍLIA FREITAS E FRANCISCA CLOTILDE. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2189. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75312
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.