MAPEAMENTO DE ÁREAS ÚMIDAS A PARTIR DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO, NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CURU – CEARÁ, BRASIL
Resumo
As áreas úmidas (AUs) são ecossistemas específicos caracterizados por elevada biodiversidade, ampla variedade de plantas e animais, faz parte do ciclo global do carbono, ciclagem de nutrientes e na regulação climática. O mapeamento e monitoramento dessas áreas são importantes nos estudos hidrológicos. Os Modelos Digitais de Elevação (MDEs) podem ser úteis na pesquisa hidrológica para delinear áreas de captação, identificar padrões de drenagem e de escoamento, particularmente em áreas de topografia plana, onde informações de relevo são úteis para identificar as AUs, considerando que são difíceis de obter. Esse trabalho tem como objetivo mapear as áreas úmidas da Bacia Hidrográfica do Rio Curu que se localiza na porção centro-norte do Estado do Ceará ocupando uma área de aproximadamente 8.600 Km². Para a realização desse estudo foi utilizado o MDE SRTM-30 m no qual foram extraídas informações dos ambientes hidromórficos da área da bacia a partir do atributo topográfico Índice Topográfico de Umidade. Esse índice é utilizado para caracterizar a distribuição espacial das zonas saturadas superficiais a partir dos efeitos do relevo na localização e extensão das áreas de acumulação. Os resultados preliminares apontaram um bom desempenho na utilização desse índice na delimitação de redes de drenagem, áreas de planície de inundação e depressões além de mostrar-se eficaz na análise da distribuição espacial dos solos suscetíveis a inundação. Para trabalhos futuros sugere-se a aplicação de outros índices para melhorar a acurácia do modelo permitindo melhores resultados no mapeamento e delimitação de áreas úmidas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Alexandre da Silva Neto, T., Rita Gonçalves Neves Lopes Salgueiro, A., Romariz Duarte, C., Suerlange Araújo dos Santos Mendes, L., Ângelo da Silva Neto, C., & Rita Goncalves Neves Lopes Salgueiro, A. (2021). MAPEAMENTO DE ÁREAS ÚMIDAS A PARTIR DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO, NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CURU – CEARÁ, BRASIL. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2199. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75322
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.