MEU FILHO, SEU ALUNO”: EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E FAMÍLIA NA ENCICLOPÉDIA NOSSAS CRIANÇAS DA EDITORA ABRIL (1960-1970)
Abstract
Educação e família são uma díade de força, quando se pensa o lugar dos sujeitos no mundo. São também lugares de interesses da História Social. Por isso, o modo como instituições políticas e culturais, a exemplo dos governos e das editoras, atuam na promoção da educação são o ponto de partida para um entendimento da sociedade brasileira entre as décadas de 1960-70. Sabemos que que, no período da Ditadura civil-militar ao mesmo tempo em que ocorreu a censura às manifestações culturais de cunho alternativo e contestatório houve também uma grande explosão das publicações didáticas, facilitadas por iniciativas dos governamentais. Nosso interesse particular, nesse trabalho, recai sobre a enciclopédia Nossas Crianças, publicada pela editora Abril em 1970 em uma coleção de 90 fascículos. A enciclopédia unia os mais diferentes temas relacionados aos cuidados com a criança, desde noções básicas de higiene até a pediatria para ajudar “pais e educadores a enfrentarem os pequenos problemas do dia a dia”. Assim, buscamos compreender a partir da análise da Enciclopédia Nossas Crianças como um ideal de criança estava sendo gestado na sociedade brasileira dos anos 1960-70, pensando de que modo eram apresentados os papéis familiares na construção do processo educacional, a noção da formação das crianças como sujeitos produtivos e como os discursos de Nossas Crianças se aproximavam dos debates mais amplos sobre educação, vigentes durante o período da Ditadura Civil-Militar no Brasil.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Nascimento de Freitas, B., & Pereira da Silva, J. (2021). MEU FILHO, SEU ALUNO”: EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E FAMÍLIA NA ENCICLOPÉDIA NOSSAS CRIANÇAS DA EDITORA ABRIL (1960-1970). Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2213. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75336
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.