MODELAGEM, ANÁLISE E SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS URBANOS PARA VISIBILIZAÇÃO DE DINÂMICAS URBANAS EM FORTALEZA, CE
Resumen
O presente artigo se pauta na modelagem da informação, análise e simulação de cenários urbanos para visibilização de dinâmicas urbanas e tem como recorte espacial a cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. O recorte empírico leva também em consideração a implantação de um Distrito de Inovação em Saúde – DIS, no município. A hipótese aqui levantada é a de que a modelagem da informação tem papel estratégico para a construção de modelos passíveis de representar sistemas urbanos (Pereira, Silva, 2009) que potencializem a visibilidade de processos e dinâmicas de formação do espaço urbano e possibilitem maior transparência dos instrumentos de planejamento e regulação do uso e ocupação do solo, oferecendo suporte à processos mais democráticos de gestão da cidade. O presente trabalho objetiva simular a hipótese de cidade permitida pela legislação urbana incidente, no recorte espacial definido pela poligonal de implantação do DIS, e contrapô-la ao cenário real a fim de investigar as convergências e divergências entre as duas situações tornando visível as diferenças morfológicas entre a cidade existente e a cidade permitida. A construção metodológica do artigo seguiu a construção de dois cenários principais como nó central de reflexão e de análise: um correspondente à cidade factual, com sua atual estrutura socioeconômica e física; e um outro correspondente à cidade formal, modelo da cidade permitida a partir das normativas incidentes no recorte (dentre elas o Plano Diretor Participativo de Fortaleza – PDP, o plano Fortaleza 2040 e Operações Urbanas Consorciadas – OUC – em desenvolvimento). Os cenários foram então contrapostos segundo os indicadores de densidade propostos por Berghauser Pont e Haupt (2009) a fim de discutir de maneira mais assertiva sobre o tipo de cidade que está sendo planejada e estimulada, visibilizando interesses e atores, mas, fundamentalmente, sinalizando pontos fundamentais para potencial inflexão desse contexto.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Carolina dos Santos Barros, A., Carolina de Azevedo Salas Roldan, A., Jorge Teixeira Guimarães, C., Fernandes Gomes, H., & Ribeiro Cardoso, D. (2021). MODELAGEM, ANÁLISE E SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS URBANOS PARA VISIBILIZAÇÃO DE DINÂMICAS URBANAS EM FORTALEZA, CE. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2217. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75340
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.