MULTIPLICIDADE ONTOLÓGICA LEGAL: ALGUNS ENTRAVES NA GARANTIA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS PARA PESSOAS NÃO BINÁRIAS
Abstract
Introdução. Este projeto de tese visa estudar entraves na garantia de direitos fundamentais a pessoas não-binárias no Brasil atual, e o faz estudando a produção do binarismo cissexista como verdade, natureza e ciência na Modernidade e tempo presente. Objetivos. 1. Historicizar a cisnormatividade a partir da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (1-11), e de normativas, resoluções, cartilhas e outros documentos produzidos pela área da saúde atualmente; 2. Debater a lógica manicomial no tange o encarceramento de pessoas divergentes da cisheteronorma; e 3. Debater o estado atual de questões legais no que tange a não binariedade, principalmente por meio de provimentos, leis e projetos de lei, mas também a partir de análise de pareceres e intervenções realizadas por associações de pessoas não-binárias. Metodologia. Para a realização desse estudo está sendo utilizada como inspiração a arqueogenealogia foucaultiana, a teoria cuír e os estudos sobre o Real lacanianos. Resultados. 1. Após a despatologização das não cisgeneridades, ainda é possível encontrar manuais médicos que atuam na desinformação sobre as identidades de gênero e no seu silenciamento. 2. Os tribunais têm reconhecido identidades não binárias em processos civis, mas a possibilidade de identificação não binária em cartório ainda é atravancada, como o é em diversos serviços públicos. Considerações finais. Se mostra necessário multiplicar as ontologias humanas possíveis no entendimento estatal, para assim abrir espaço para a garantia de direitos fundamentais de pessoas não binárias, como a identidade. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Camillo Bonassi, B., & Ferreira de Lima, A. (2021). MULTIPLICIDADE ONTOLÓGICA LEGAL: ALGUNS ENTRAVES NA GARANTIA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS PARA PESSOAS NÃO BINÁRIAS. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2227. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75350
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.