O IMPACTO DA REVISTA VEXATÓRIA SOBRE AS RELAÇÕES AFETIVO-FAMILIARES DAS MULHERES PRESAS
Abstract
O presente resumo debruça-se sobre a revista vexatória e suas implicações no abandono afetivo e familiar das mulheres privadas de liberdade. Para tanto, utilizou-se de estudo qualitativo através de revisão bibliográfica de artigos e documentos oficiais de domínio público para tratar das disparidades de gênero que, assim como na sociedade em geral, são produzidas e reproduzidas no ambiente carcerário, razão pela qual a prisão atinge de modo peculiar às mulheres presas. Aborda-se também, o papel que tem a visita social e íntima no contexto prisional, por ser este o momento em que as mulheres têm acesso às informações do mundo exterior. Por fim, ocupa-se da revista vexatória como fator contributivo do enfraquecimento e ruptura dos vínculos familiares, afetivos e comunitários das mulheres aprisionadas, por ser prática flagrantemente perpetradora de violações aos direitos fundamentais, esclarecendo que tal prática atinge indistintamente às visitas, mas podem ser ainda mais frequentes em presídios femininos. Constituiu-se como problemática, a preocupação em responder a que condutas estão submetidas os visitantes e quais os impactos da prática da revista vexatória nos relacionamentos das apenadas. A hipótese inicial considerou que nos presídios, é notório o predomínio de visitantes do gênero feminino, distribuídas entre mães, esposas, companheiras e amigas, que já são vítimas de constantes do estigma, preconceito e discriminação social. Conclui-se que a perpetuação da prática, mesmo diante de diversos dispositivos legais que a proíbem, decorre de pensamento enraizado socialmente que reduz o preso e, consequentemente, seus familiares, à prática do crime, o destituindo de humanidade e da presunção de inocência, pessoas as quais o princípio da pessoalidade da pena ignora. Tais resultados, derivam de reflexões incidentais de trabalho desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará e apoiado pela FUNCAP.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Lopes de Freitas, N., & Veras Sales, C. de M. (2021). O IMPACTO DA REVISTA VEXATÓRIA SOBRE AS RELAÇÕES AFETIVO-FAMILIARES DAS MULHERES PRESAS. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2254. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75377
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.