O JORNAL UNIDAD E SUA DISPUTA CONTRA LA TRIBUNA, LA PRENSA E BANDERA ROJA (1960-1965)
Abstract
O jornal Unidad foi desde 1956 o jornal oficial do Partido Comunista Peruano (PCP) e desde então foi o rival do jornal La Tribuna jornal oficial do Partido Aprista Peruano (PAP), além das diferenças ideológicas entre o PCP e o PAP, também tinham grandes coincidências, os dois partidos procuravam ter maior influência nos sindicatos operários e agrários, mas La Tribuna não foi o único rival de Unidad, nos sessentas o jornal La Prensa foi o principal jornal de direita e nas suas laudas atacavam ao comunismo e ao jornal do PCP. Em janeiro de 1964 o Partido Comunista Peruano (PCP) se dividiu em dois grupos o Partido Comunista Peruano-Unidad (PCP-U) e o Partido Comunista Peruano-Bandera Roja (PCP-BR) durante a década dos sessentas os partidos comunistas do latino américa se dividiram por causa das diferenças entre o Partido Comunista Soviético e o Partido Comunista Chinês, essas diferenças causaram a divisão do PCP. Quando o jornal Bandera Roja foi publicado os sindicatos se dividiram entre os dois jornais, é essa a grande disputa dos dois partidos comunistas no Peru, além dos sindicatos, os jornalistas também se dividiram e os dois jornais começaram a competir nas vendas, Unidad e Bandera Roja não podiam competir nas vendas com La Tribuna e La Prensa porque o custo de ambos jornais foi menor, as laudas maior e as publicações diárias, pelo contrario os jornais comunistas eram publicados quando era possível.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Marcial Matos Malpartida, M., & Amelia de Moura Cavalcante De Melo, A. (2021). O JORNAL UNIDAD E SUA DISPUTA CONTRA LA TRIBUNA, LA PRENSA E BANDERA ROJA (1960-1965). Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2257. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75380
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.