PERMACULTURA ALIMENTAR: RUMO A CULTURA DE VIDA
Abstract
Os alimentos são a fonte primordial da vitalidade e da energia que anima o funcionamento dos sistemas naturais, eles assumem um papel de centralidade no desafio de restauração da cultura da vida em meio à crise civilizatória anunciada pelos mal viveres que emergem como efeito cumulativo e sinérgico dos riscos e danos decorrentes da modernidade. Tendo por fundamento os princípios e práticas da Permacultura que direcionam modos de ocupar e interagir com o mundo a partir do cuidado (nos incluindo e integrando) com a natureza e com os outros seres vivos, tentou-se neste trabalho evidenciar as conexões fundamentais entre o ciclo do alimento e o desenho permacultural, de modo a conceber as bases de uma Permacultura alimentar e suas relações com o campo da Ecogastronomia. Os desdobramentos de tais fundamentos e conexões da perspectiva da cultura alimentar são desenvolvidos e apresentados em uma abordagem sistêmica, centrada na cozinha da natureza e traduzem-se em práticas de saúde e bem viver. Com o objetivo de evidenciar a vinculação dos ciclos integrados da cultura alimentar aos lugares permaculturais como núcleos de restauração da cultura da vida, estudaremos a experiência do Sítio Floresta em Eusébio no Ceará como semente restaurativa e pretendemos descrever com base em entrevistas, relatos e no mapeamento de conexões com o entorno, o potencial desta rede em meio ao contexto de um loteamento comercial e dos modos de uso e ocupação do espaço convencionalmente praticados.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Jose Maia Campos Filho, H., & Matos, F. de O. (2021). PERMACULTURA ALIMENTAR: RUMO A CULTURA DE VIDA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2296. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75419
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.