PERMANÊNCIA E ÊXITO ESTUDANTIL: GESTÃO DE CONTROLE ACADÊMICO PARA ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DE INDICADORES DE RETENÇÃO E EVASÃO NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ (IFCE)
Abstract
A retenção e evasão escolar resultam dos conflitos, confrontos, negociações e interesses variados que interferem de forma significativa e diversa no percurso formativo dos estudantes, com inúmeros estudos que buscam compreender os fatores que levam os estudantes a interromperem seus estudos. Tais estudos resultaram em modelos teóricos: Spady (1970) e o Modelo de Processo de Abandono; Tinto (1975) e o Modelo de Integração do Estudante; Bean (1980), Bean e Mitzner (1985) e o Modelo de Desgaste do Estudante; Cislaghi (2008) e o Modelo de Permanência Discente na Graduação em Instituições de Ensino Superior Brasileiras (IES); Pereira (2013) e o Modelo de Fatores associados ao Processo de Retenção. A proposta de pesquisa buscará solucionar o problema: como o setor do controle acadêmico do IFCE pode contribuir para a permanência e êxito dos/as discentes? Definiu-se como objetivo geral: compreender o fluxo de trabalho da Coordenadoria de Controle Acadêmico (CCA) do IFCE para o acompanhamento e monitoramento dos indicadores de retenção e evasão nos campi e sugerir orientações para a gestão acadêmica relacionada a estes fenômenos. Dessa forma, a pesquisa está ancorada na necessidade de investigar a atuação da CCA no que diz respeito à promoção de ações que colaborem para a permanência e o êxito estudantil nos cursos técnicos de nível médio, nas formas integrada e subsequente. Em vista disso, a pesquisa se propõe a elaborar, como produto educacional, um Guia que disporá de ações já constantes no PPE do IFCE que podem ser aplicadas na realidade da EPT e alinhadas às atividades da CCA, gerando, assim, práticas exitosas para a gestão acadêmica da complexidade dos fenômenos investigados. Ainda, espera-se que o produto final possa ser adotado pelos campi do IFCE com vistas a assegurar a universalização do acesso à educação e a garantia da permanência dos/as estudantes.Downloads
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Published
2021-01-01
How to Cite
Juvenal Nogueira Diogenes, D., & Bandeira Andriola, W. (2021). PERMANÊNCIA E ÊXITO ESTUDANTIL: GESTÃO DE CONTROLE ACADÊMICO PARA ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DE INDICADORES DE RETENÇÃO E EVASÃO NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ (IFCE). Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2297. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75420
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XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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