PROCEDÊNCIA DE RUBIS E SEU IMPACTO ECONÔMICO
Abstract
No mercado, o rubi é a segunda espécie de gema mais cara, dependendo do seu tamanho pode superar o valor do diamante, além de ser a gema corada mais valiosa para o mercado. Este mineral é uma variação do mineral coríndon, assim como a safira, este mineral é simplesmente alumina cristalizada (Al2O3) e o responsável por sua tonalidade vermelha é o óxido de cromo. Existem jazidas em diferentes lugares do mundo, sendo comum, a prática de especular a procedência do rubi por meio de sua tonalidade de vermelho. O coríndon não gemológico é abundante em todo o mundo, mas o material utilizado como gema tem a sua ocorrência de forma restrita e ocorre em 15 países. Apenas 1% da produção de rubis é apropriada para a joalheria, dentre este 1%, estes minerais provenientes da Birmânia são mais valorizados comercialmente que os dos demais 14 países. Um rubi pesando 5 quilates (1 grama) de excelente qualidade e não birmanês custa em média 57 mil dólares, enquanto que um rubi nas mesmas condições citadas proveniente da Birmânia tem seu valor atrelado a 126 mil dólares. As diferenças de preço são notáveis, logo é extremante necessário efetuar esta identificação de proveniência. Uma forma rápida e precisa é a caracterização gemológica, para esta metodologia faz-se necessário: refratômetro para mensuração do índice de refração, birrefringência e determinação do caráter e sinal óptico; balança hidrostática para densidade; dicroscópio para averiguar o pleocroismo dos exemplares e lâmpada ultravioleta (UV) para determinação da fluorescência das amostras. Ao estipular a procedência dos rubis deve-se utilizar: bibliografia referente às características dos rubis birmaneses. Utilizando a metodologia citada é possível diferenciar um rubi da Birmânia de um não birmanês e para cálculo de valores, usa-se o “Boletim Referencial de Preços de Diamantes e Gemas de Cor”.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Alefe Oliveira Sousa, J., Gomes de Oliveira, I., & Falcao de Oliveira Neri, T. (2021). PROCEDÊNCIA DE RUBIS E SEU IMPACTO ECONÔMICO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2318. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75441
Issue
Section
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.