PROFESSOR JOSÉ DE BARCELOS: TRAJETÓRIAS FORMATIVAS E PROFISSIONAIS (1843-1919)
Resumen
A Memória e História da Educação são objetos deste estudo que pretende abordar os percursos iniciais da investigação da trajetória formativa e profissional de José de Barcelos, cátedra de Pedagogia e Metodologia e diretor da Escola Normal, entre 1881 a 1891. Em termos metodológicos, a pesquisa é de cunho qualitativo, assentada na Ciência Histórica, intercalando as áreas do método biográfico, das instituições educativas e das concepções convergentes da História Nova e do Materialismo Histórico sobre a memória e a história. A interpretação das informações realiza-se, entrecruzando fontes bibliográficas com as documentais de jornais, manuais pedagógicos, livros literários, imagens e documentos oficiais do período examinado. José de Barcelos da Silva Sobrinho iniciou, em 1856, sua carreira de professor primário aos 13 anos como Adjunto, modelo instituído no Regulamento de 1855, no Ceará, em conformidade com Regulamento do município neutro de 1854 que institui a classe de professores adjuntos. Deste modo, como adjunto iniciou sua preparação profissional e até chegar ao seu destino como cátedra de Pedagogia e Metodologia na Escola Normal cearense, em 1884, estudou latim no Liceu cearense, viajou, subsidiado pelo governo provincial, para a Escola Agrícola de Grignon, França e a Escola Normal baiana, ministrou aulas particulares em Fortaleza e no Rio de Janeiro, substituiu professores do Liceu cearense e, inclusive, participou de uma expedição à Europa para conhecer a instrução primária. A relevância deste estudo para a história da educação cearense deve-se a possibilidade reconhecer através da biografia do professor José de Barcelos as mudanças ocorridas na preparação do mestre-escola, para outro momento com caraterísticas acadêmicas e teóricas que se instituem como cultura moderna e efetivou-se com a criação, a instalação e o início das atividades da Escola Normal.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Madja dos Santos Feitosa, A., & Tavora Furtado Ribeiro, L. (2021). PROFESSOR JOSÉ DE BARCELOS: TRAJETÓRIAS FORMATIVAS E PROFISSIONAIS (1843-1919). Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2320. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75443
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.