PROJETO DE RECINTO DE SOLTURA BRANDA PARA TRANSLOCAÇÕES CONSERVACIONISTAS DO PERIQUITO CARA-SUJA (PYRRHURA GRISEIPECTUS) NA SERRA DA ARATANHA
Resumo
O periquito cara-suja está classificado como EN (IUCN) e é contemplado no PAN Aves da Caatinga, que prevê estabelecer um projeto piloto de reintrodução da espécie na Serra da Aratanha (Pacatuba e Maranguape, CE). Neste contexto, propõe-se elaborar um projeto de recinto de soltura branda, que abrigue durante o período de aclimatação até 50 periquitos. Considerando que se pretende translocar espécimes selvagens, alguns critérios foram priorizados: 1. instalação em área florestada; 2. dimensões amplas; 3. durabilidade; 4. estruturas facilitadoras de manejo. Seguimos as seguintes especificações da IN do IBAMA Nº 07/2015, visando aumentar o sucesso de sobrevivência na translocação: 1. área mín. de 20m²; 2. altura mín. de 2m; 3. capacidade máx. de 02 Pyrrhura/m²; 4. ambientação. O projeto foi elaborado no software SketchUp, durante conferências online. Foram elaboradas duas propostas de recinto, a última abrange melhor as necessidades de manejo (minimizar o estresse e melhorar interação entre grupos) com o recinto de manejo dentro do recinto principal. O modelo final de recinto proposto assemelha-se a estufa agrícola em arco oblongo, de dimensões 8m x 6,4m x 5m (comprimento x largura x altura), com área total aprox. 51m², área interna disponível de 38m² e capacidade máxima de manter 76 periquitos. O recinto de manejo (interno) é retangular, projetado com a finalidade de manter grupos de diferentes solturas e indivíduos inaptos separados e tem 4m x 3,2m x 2,1m, com área de 14m², porta na face frontal e gaiola interna de cambeamento (vinculo alimentar). Uma segunta gaiola interna de cambeamento foi projetada no recinto principal (1,5m x 0,5m x 0,5m, mesma dimensão em ambas). No recinto principal também há uma porta e uma janela de soltura na face frontal do arco (2,3m x 0,8m; acionamento externo). A estrutura será de aço galvanizado, com alvenaria na base e tela de aço galvanizado, malha 18mm. Se bem sucedida, esta tecnologia será empregada para outras espécies.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Soares Romeiro Rodrigues, G., Nunes, F. de P., Andrade de Girão e Silva, W., & Franco Verola, C. (2021). PROJETO DE RECINTO DE SOLTURA BRANDA PARA TRANSLOCAÇÕES CONSERVACIONISTAS DO PERIQUITO CARA-SUJA (PYRRHURA GRISEIPECTUS) NA SERRA DA ARATANHA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2321. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75444
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.