RIACHO MACEIÓ: TURISMO, URBANIZAÇÃO E O DIREITO À CIDADE (1988-2001)
Resumo
O riacho Maceió, símbolo da paisagem natural da orla e do pertencimento dos moradores antigos, situa-se entre os bairros Mucuripe, Varjota e Meireles. Essa região no final do século XX, sofreu forte impacto do avanço do “turismo do sol” sobre a orla, exigente de um padrão internacional de consumo, equipamentos culturais, transporte e hotéis de alta classe. A pesquisa em desenvolvimento visa problematizar esse processo de “turistificação” no em torno do riacho e suas contradições, buscando compreender a relevância ambiental e histórica do Maceió tanto para os moradores locais quanto para a cidade de Fortaleza, pois já no final dos anos 80 era apontado como uma das últimas áreas verdes, constatação intimamente relacionada com a questão urbana, a destruição ambiental, poluição e saneamento básico da época. Dessa maneira, é fundamental refletir sobre os projetos urbanísticos para o Maceió, assim como as políticas governamentais entre os poderes estaduais, municipais e suas medidas ligadas ao setor hoteleiro e turístico; as formas como as associações comunitárias se mobilizavam, suas pautas, que implicitamente, se aproximavam ao conceito de direito à cidade. A metodologia de pesquisa se fundamenta nas análises de fontes periódicas, produções das associações comunitárias, projetos de lei relacionadas a questão ambiental, o turismo e o riacho Maceió; em leituras direcionadas sobre as temáticas e conceitos a serem discutidos. Em suma, percebe-se que para além dos habitantes buscarem defender às suas memórias e afetividades com o riacho, a luta pela sua preservação representou também as tentativas dessas pessoas em permanecer no bairro e que outras camadas sociais pudessem integra-se “à cidade turística” que irrompe no cenário paisagístico e histórico da época, incapaz de sanar os graves problemas sociais, econômicos e ambientais. Essa pesquisa vincula-se ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Patrimônio e Memória-GEPPM/UFC/CNPQ e possui financiamento da CAPES.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Cardoso de Andrade, M., & Gilberto Ramos Nogueira, A. (2021). RIACHO MACEIÓ: TURISMO, URBANIZAÇÃO E O DIREITO À CIDADE (1988-2001). Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2354. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75477
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.