SAÚDE MENTAL INFANTIL NA PANDEMIA

Autores/as

  • Antonia Kaliny Oliveira de AraÚjo
  • Ana Paula Brandao Souto

Resumen

INTRODUÇÃO: A pandemia de coronavírus (COVID-19) é uma emergência de saúde pública representando um desafio à saúde mental, em especial para crianças. Sendo necessário a assistência em serviços de saúde mental infanto-juvenil. No Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), com o aumento do número de crianças com sintomas ansiosos, foi iniciada uma ação com os profissionais do serviço que desenvolveram o Projeto Mauvid-19, a partir da publicação do livro: O coronavírus não sai do meu pensamento. E agora? Difusor de esperança em tempos difíceis com enfoque na Terapia Cognitivo-Comportamental -TCC, utilizando como instrumento no tratamento da ansiedade infantil. OBJETIVO: Utilizar o livro no atendimento a crianças na faixa etária de 06 a 10 anos com ansiedade leve a moderada de um Caps Infantil de Fortaleza, trabalhando o impacto da quarentena (isolamento social) na saúde mental neste período de pandemia do COVID-19. METODOLOGIA: Relato de experiência. RESULTADOS: No serviço, com o avançar do isolamento social, das sucessivas percas (escola, brincadeiras ao ar livre), houve relatos tanto de piora dos transtornos pré-existentes como início de outros, como depressão, transtorno de pânico, transtorno obsessivo compulsivo. O atendimento utilizando o livro como instrumento da TCC, tem sido de grande valia nos resultados, porque esses casos tem sido um desafio, pois estamos diante de uma combinação de vários fatores mantenedores dos sintomas: crise de saúde pública, isolamento social e recessão econômica. CONCLUSÃO: Diante de todo cenário que estamos vivenciando, é necessário realizar algumas medidas para minimizar os prejuízos na saúde mental das crianças, tais como a psicoeducação parental, ensinando o adulto a validar as emoções da criança, oferecer-lhe segurança, poupá-los de conteúdos inadequados a idade, e oferecer-se regulação emocional. Recomenda-se que os pais escutem a criança, mantenham uma rotina flexível, a fim de prevenir estresse e ansiedade patológica.

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Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Kaliny Oliveira de AraÚjo, A., & Paula Brandao Souto, A. (2021). SAÚDE MENTAL INFANTIL NA PANDEMIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2359. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75482

Número

Sección

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação