SEQUÊNCIA FEDATHI E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Kelly Cristina Vaz de Carvalho Marques
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

O ensino de matemática não se limita a atos formais, isolados de um contexto, mas é uma atividade humana gerada numa cultura influenciada pelas pessoas, e que depende também do ambiente trabalhado, da linguagem e das emoções. Diante desse contexto na busca de metodologias que proporcionem uma formação e prática pedagógica dos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental no que concerne ao ensinar e aprender matemática, temos a Sequência Fedathi que suscita a autonomia do aluno na aquisição dos conteúdos matemáticos através da estimulação ativa mediada pelo professor a partir de sua intencionalidade, comportamento, participação e interação com os alunos em sala de aula. Para tanto, delineou-se como objetivo analisar as contribuições da utilização e vivências da Sequência Fedathi enquanto metodologia de ensino na formação e atuação dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental no que concerne aos processos de ensino e aprendizagem matemática de forma significativa. Para o processo de produção dos dados optou-se por uma pesquisa bibliográfica por meio de leituras e estudo sistematizados das produções bibliográficas e pesquisas de diferentes autores, bem como Borges Neto (2017), Santos (2017, 2010) e Santos, Lima e Borges Neto (2013) dentre outros, que evidenciam em seus estudos as contribuições da Sequência Fedathi para a formação e para o fazer docente dos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa reforçam que a Sequência Fedathi enquanto metodologia de ensino a ser adotada no processo de formação e prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, favorece um trabalho reflexivo e colaborativo. Assim, conclui-se que a Sequência Fedathi prima pela investigação em sala de aula e por uma relação harmoniosa entre professor e aluno trazendo benefícios para ambos no processo de aquisição dos conteúdos matemáticos e sua aplicabilidade no cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Cristina Vaz de Carvalho Marques, K., & Jose Costa dos Santos, M. (2021). SEQUÊNCIA FEDATHI E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2363. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75486

Edição

Seção

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação