TECENDO REDES COGNITIVAS DE APRENDIZAGEM: AS RELAÇÕES ENTRE MEMBROS DE UM GRUPO DE ESTUDOS E AS IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Resumo
O estudo aborda experiências vivenciadas no Grupo de Estudos e Pesquisas Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem - GTERCOA/CNPq. A criação desse grupo justifica-se pela partilha de saberes voltados à Educação Matemática, em uma concepção dialógica sobre formação docente, currículo, práticas pedagógicas e políticas públicas que entrelaçam Matemática e Pedagogia. Objetiva-se refletir sobre a integração dos membros do GTercoa/CNPq e os impactos das ações desenvolvidas no núcleo dele, na formação acadêmica. O trabalho exploratório é de natureza qualiquanti, o lócus da pesquisa se dá no âmbito do grupo de estudo da Universidade Federal do Ceará (UFC). O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário online, seguido da observação participante. Os sujeitos pesquisados são 28 integrantes do GTERCOA/CNPq, cujo critério de escolha foi a participação no primeiro seminário de engajamento realizado no semestre 2021.1. Criado sob o intuito de mobilizar alunos da graduação e pós-graduação da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino (LECE), do eixo Ensino de Matemática, espera-se com as análises dos resultados a identificação de contribuições desse espaço na formação acadêmica. Os resultados apontam que os integrantes atribuem ao grupo os significados categorizados a partir das seguintes palavras e classes semânticas: estudos e pesquisas que aparecem 10 vezes, respostas alusivas ao mestrado e à vida acadêmica enumeradas 5 vezes, aprendizagem e crescimento contadas 18 vezes, acolhimento e afeto contabilizadas 6 vezes. Foi possível catalogar mais de uma categoria em uma mesma resposta. Conclui-se que há relação direta entre a integração em um grupo de estudo e a participação evidenciada nas ações desenvolvidas, contribuindo para crescimento intelectual, desenvolvimento de pesquisas e publicações no/sobre o grupo. Assim, dada a importância do grupo, espera-se subsidiar cada vez mais a integração entre os membros.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Nascimento de Menezes, E., Giffoni de Carvalho[ Bolsista da Capes Período: 01/05/2021 A 30/04/2023], E. de F., Alves de Souza, L., José Costa dos Santos, M., & Jose Costa dos Santos, M. (2021). TECENDO REDES COGNITIVAS DE APRENDIZAGEM: AS RELAÇÕES ENTRE MEMBROS DE UM GRUPO DE ESTUDOS E AS IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2373. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75496
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.