TELEMEIOS: UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO BASEADO NA SEQUÊNCIA FEDATHI
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo apresentar o TeleMeios como proposta de virtualização do ensino ancorada na Sequência Fedathi, descrevendo sucintamente sua história, o estado de sua última versão, seu processo de desenvolvimento e suas perspectivas futuras, tendo em vista a potencialidade e as possibilidades deste ambiente para a Educação Online. A Sequência Fedathi foi utilizada como metodologia de pesquisa no desenvolvimento deste trabalho. Como resultados, foi obtida uma versão do TeleMeios atualizada, validada e homologada para ser executada em Sistema Operacional Windows, capaz de ser integrada ao sistema de gestão de aprendizagem Moodle e ao sistema de webconferência da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Uma versão para Sistema Operacional Linux se encontra em fase de testes. O TeleMeios foi ainda observado como Ambiente Virtual de Ensino propício à vivência de situações de ensino-aprendizagem virtuais síncronas com mediação na metodologia de ensino Sequência Fedathi. Neste contexto, o professor, em meio a uma sala de aula ampliada, pode mediar a construção colaborativa do conhecimento discente, acompanhando e intervindo, quando necessário, na realização das atividades propostas. Como perspectivas futuras para o desenvolvimento deste software, foram enquadradas a implementação da arquitetura Peer-to-Peer e do recurso de compartilhamento de máquina virtual, assim como a integração deste com os demais ambientes virtuais. Foi constatada, por fim, a fundamental importância do TeleMeios para o desenvolvimento da Educação Online. Os pesquisadores envolvidos agradecem à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) pelo apoio a esta pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Santos Silva, A., Borges Neto, H., & Lis de Maria Martins Torres, A. (2021). TELEMEIOS: UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO BASEADO NA SEQUÊNCIA FEDATHI. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2377. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75500
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.