TRATAMENTO E PREVENÇÃO DA ANEMIA FERROPRIVA COM TERAPIAS NÃO FARMACOLÓGICAS: REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE
Resumo
Introdução: Segundo estimativa da OMS, a anemia acometia, entre 1993 e 2005, aproximadamente um quarto da população mundial, o que correspondia então a 1,62 bilhão de pessoas afetadas, sendo a maioria crianças com menos de quatro anos. Dentre as causas de anemia, a ferropenia é a mais comum, responsável por 50% dos casos. Em países em desenvolvimento como o Brasil, a dieta é fundamental no aparecimento da anemia por ferropenia. Objetivos: Avaliar a eficácia de medidas não farmacológicas no tratamento da anemia, através das concentrações de hemoglobina e na prevalência de anemia na população em geral. Metodologia: Revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados selecionados nas bases de dados: Scielo/LILACs, Pubmed, Cochrane, Embase; com grupo-controle que utilizassem de medidas não farmacológicas para tratamento e prevenção de anemia na população em geral. A avaliação do risco de viés se deu utilizando a ferramenta RoB 2.0. A meta-análise foi através do software Review Manager para agrupamento dos dados utilizando como desfechos os níveis de hemoglobina e a prevalência de anemia nos estudos selecionados. A qualidade da evidência foi avaliada utilizando GRADE. Esta revisão sistemática foi submetida ao PROSPERO obtendo registro CRD42021261773. Resultados: As estimativas demonstraram que o uso de medidas não farmacológicas foi associado ao aumento dos níveis de hemoglobina. Em relação a prevalência de anemia os resultados foram semelhantes, sendo favoráveis à intervenção. O subgrupo de alimento teve uma melhor resposta em comparação ao de panelas de ferro/lingote de ferro. Conclusão: Essas terapias exerceram um efeito positivo no equilíbrio de ferro, e podem ser definidas como um complemento útil em programas para prevenir a deficiência de ferro nas populações acometidas por essa condição, fornecendo uma alternativa preventiva e eficaz para a anemia por deficiência de ferro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Mayara Brasileiro Gomes, F., & Placido Nogueira Arcanjo, F. (2021). TRATAMENTO E PREVENÇÃO DA ANEMIA FERROPRIVA COM TERAPIAS NÃO FARMACOLÓGICAS: REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2386. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75509
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.