USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO REMOTO E A PERSPECTIVA DE ENSINO HÍBRIDO: A VISÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TAMBORIL-CE

Autores

  • FÁbio AraÚjo Bezerra
  • Paula Pinheiro da Nóbrega
  • Andréa Soares Rocha da Silva
  • Andrea Soares Rocha da Silva

Resumo

O mundo tem vivido transformações e quebras de paradigmas devido à pandemia de Covid-19. De modo acentuado, a área da Educação vem sentindo tais mudanças. Com o isolamento social para conter a disseminação do vírus, professores e alunos precisaram migrar do ensino presencial para o ensino remoto, evidenciando a relevância do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). O modelo híbrido está sendo aderido pelas instituições de ensino e, segundo a revista Nova Escola, é uma tendência do presente século e se configura pela mescla entre os ensinos presencial e on-line, havendo, assim, a integração entre tecnologia e educação (ENSINO..., 2015). O objetivo deste trabalho é investigar os impactos dos recursos tecnológicos no ensino remoto para a perspectiva de ensino híbrido na Escola Regular de Ensino Médio Dona Luiza Timbó, em Tamboril-CE. Trata-se de uma pesquisa de campo realizada com 15 dos 21 professores. O instrumento de coleta de dados foi um formulário feito no Google Forms contendo questões objetivas e subjetivas, consistindo em uma investigação de abordagem quantitativa, de natureza aplicada e de objetivo explicativo. Os resultados obtidos indicam: 100% dos docentes afirmam que têm entendimento sobre como funciona o ensino híbrido; 78,5% consideram que há lacunas em suas formações inicial e continuada para consolidação do uso das tecnologias na sala de aula; 53,3% acreditam que os modelos de ensino (remoto e híbrido) irão impactar para o uso das tecnologias na sala de aula; 26,6% classificam aulas expositivas como sendo metodologia ativa e prática pedagógica inovadora, enquanto apenas 13,3% citam a sala de aula invertida. Conclui-se que o ensino remoto impactará no ensino híbrido e, principalmente, na volta à modalidade presencial. Logo, a formação continuada dos docentes é um fator importante para implementar recursos digitais, disrupção do ensino tradicional e para compreender o que são metodologias ativas e práticas pedagógicas inovadoras.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

AraÚjo Bezerra, F., Pinheiro da Nóbrega, P., Soares Rocha da Silva, A., & Soares Rocha da Silva, A. (2021). USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO REMOTO E A PERSPECTIVA DE ENSINO HÍBRIDO: A VISÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TAMBORIL-CE. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2396. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75519

Edição

Seção

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação