VERBO ENCARNADO: RESÍDUOS DO SIRVENTÊS NA POESIA INSBUMISSA DE ROBERTO PONTES
Resumo
Verbo encarnado é um livro de poemas publicado em 1996, do escritor cearense Roberto Pontes, pertencente à Geração 60 brasileira e a uma de suas vertentes, a de “Protesto Social”, em que pontifica o viés político e insubmisso em decorrência do golpe militar de 1964. Essa geração está devidamente caracterizada pelo poeta e crítico Pedro Lyra na “Introdução” a Sincretismo: a poesia da Geração 60 (2005). O modo poemático insubmisso, na verdade, soa como eco de outro, mediévico, o sirventês, praticado pelos trovadores para fins políticos. A partir desta aproximação entre essa poesia medieval e a produção poética de Roberto Pontes em seu livro Verbo encarnado, a dissertação objetiva compreender e demonstrar como esse resíduo de poesia anterior, de cunho social, perpetua-se e reverbera em produções mais atuais, como ocorreu em 1960 (séc. XX) no Brasil. Lançando mão de poemas caracterizados como sirventês e da poesia de 60 de Roberto Pontes, procederemos a um cotejo que verifique a remanescência de uma poesia noutra. Para tanto, utilizaremos a Teoria da Residualidade por embasamento teórico, pois ela nos possibilita proceder comparativamente, operando com alguns termos como resíduo, mentalidade, imaginário, cristalização, endoculturação e hibridação cultural, facultando ainda encontrarmos similaridades entre as poéticas indicadas, de modo a comprovarmos a correspondência entre o sirventês e a poesia ponteana. Para amparar nossa pesquisa nos utilizamos também da Literatura Comparada, que nos possibilita através da multidisciplinaridade abarcar aspectos temporais, históricos, culturais e sociais para melhor desenvolvimento da pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Pereira Vasconcelos de Abreu, V., & Dias Martins, E. (2021). VERBO ENCARNADO: RESÍDUOS DO SIRVENTÊS NA POESIA INSBUMISSA DE ROBERTO PONTES. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2402. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75525
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.