VIÚVAS DO AGROTÓXICO: NARRATIVAS DE SOFRIMENTO E LUTO.
Resumo
Introdução:a chegada do agronegócio no Ceará, desde o final da década de 1990, gerou impactos sociais e ambientais significativos, principalmente, para aqueles que foram diretamente afetados pela implantação de grandes empreendimentos, como pequenos agricultores e as populações próximas as instalações. É possível apontar que uma das principais mudanças se deu pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, cujo o objetivo é acelerar a produção e exportação, afetando a vida e a saúde de pessoas que estavam em contato com estes produtos. Nesse sentido, esta pesquisa busca analisar os impactos do uso intensivo de agrotóxicos, a partir de narrativas de mulheres que perderam seus maridos em decorrência da utilização destas sustâncias toxicológicas no ambiente de trabalho. Objetivos: -Explorar as possiblidades teóricas e metodológicas do trabalho com História Oral, referentes ao trato de temas sensíveis como o sofrimento e a morte; -Compreender os impactos do uso de agrotóxicos no ambiente de trabalho Metodologia:a pesquisa pretende se desenvolver, fundamentalmente, a partir de fontes orais. Com isso, as reflexões acerca dos percursos e possibilidades do trabalho com História Oral aparece como elemento central, pretende-se explorar questões referentes ao trato com memórias sensíveis que evocam o sofrimento e a morte, destacando a subjetividade das narrativas e estabelecendo relações com as áreas da Literatura e Psicanálise. Resultados e Conclusão:a pesquisa está no início e seus resultados e conclusões são apenas parciais. No momento o trabalho encontra-se na fase de realização de entrevistas com viúvas e trabalhadoras/res do agronegócio. Vale ressaltar que, diante de novas evidências e do contato com outras fontes, estamos analisando as possibilidades de ampliação dos recortes temporal e espacial da pesquisa, pois constatou-se que o uso intensivo de agrotóxicos por grandes empresas relacionado a morte de trabalhadores é um fenômeno observado em outras regiões do Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Karolina Freire Oliveira, A., & Sousa Rios, K. (2021). VIÚVAS DO AGROTÓXICO: NARRATIVAS DE SOFRIMENTO E LUTO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2404. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75527
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.