A APLICAÇÃO DE GINCANAS VIRTUAIS NA PLATAFORMA SOCRATIVE COMO METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM HISTOLOGIA NO CURSO DE MEDICINA.
Resumo
A visualização de lâminas histológicas costumava ser uma atividade amplamente estimulada na disciplina de histologia humana, cursando com diversas gincanas que integravam e estimulavam a fixação do conteúdo. Porém, em face das novas medidas de isolamento social devido à Pandemia de COVID-19, tornou-se impossível a realização de atividades práticas presenciais nos microscópios. Nesse sentido, este trabalho expõe uma nova abordagem educacional ao utilizar a Plataforma Socrative para apresentar fotomicrografias histológicas e simular as atividades práticas do período presencial. O exercício foi aplicado aos alunos do segundo semestre do curso de medicina da UFC no módulo de sistema endócrino. Foram desenvolvidas 15 questões em conjunto com as fotomicrografias para identificação das estruturas relacionadas ao tema. A atividade foi realizada na Plataforma Socrative, utilizando-se do mecanismo Teacher Paced, garantindo 70 segundos para a resolução de cada questionamento. Após a atividade, foi aplicado um formulário na plataforma Google Forms com 10 perguntas relativas à atividade. 97,9% dos alunos (47/48) consideraram que a atividade complementou o estudo de histologia no módulo de sistema endócrino, 87,5% dos estudantes (42/48), consideraram que a atividade reduziu o déficit de aprendizagem imposto pela falta de atividades práticas presenciais e 97,9% (47/48) dos participantes desejam que novas gincanas virtuais aconteçam na disciplina. Assim, conclui-se que a Plataforma Socrative tem um excelente potencial para simular as gincanas histológicas utilizando fotomicrografias das lâminas, expresso pelo alto grau de satisfação geral dos alunos com a atividade e pelo desejo de novas gincanas virtuais, podendo atuar como um dispositivo útil na identificação de dificuldades e na concretização do conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Chaves Gadelha, E., Holanda de Morais Pinho, H., Beatriz Sales Lima, M., Rodrigues Melo, L., Barbosa Duarte Vidal, D., & Beatriz Graca Duarte, A. (2021). A APLICAÇÃO DE GINCANAS VIRTUAIS NA PLATAFORMA SOCRATIVE COMO METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM HISTOLOGIA NO CURSO DE MEDICINA. Encontros Universitários Da UFC, 6(4), 2410. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/75536
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.