OS (DES)MOTIVOS DO APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO
Resumo
Aprender uma segunda língua é algo que parece estar cada vez mais acessível ao brasileiro, graças à internet e a outros meios digitais. Ferramentas digitais, por vezes gratuitas, não só facilitam o aprendizado dos alunos como também ampliam as opções que o professor pode levar a sua sala de aula. A união entre tecnologia e aprendizagem não é recente, há registros da utilização das tecnologias modernas desde o método audiolingual. Atualmente reconhecemos algumas abordagens como CALL/MALL e MALU (JARVIS, 2015) com ampla disseminação. Em cada uma delas professores e alunos desfrutam de vários meios tecnológicos diferentes. Neste artigo pretendemos apresentar e discutir os relatos de aprendizes de língua inglesa e seus usos de tecnologia no aprendizado, com ênfase em suas falas sobre professores motivadores e desmotivadores durante a aprendizagem de língua inglesa. Os dados foram coletados através de relatos de aprendizagem, chamadas de “Autobiografias digitais” da disciplina “Ensino-aprendizagem de língua inglesa através de novas tecnologias” no curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC) durante a pandemia de COVID-19. Com a análise qualitativa em andamento, após o primeiro ciclo da codificação de dados, apresentamos um conjunto de indicadores das características pedagógicas que a maioria dos alunos afirmaram perceber nos professores motivadores. São aqueles que sabem integrar tecnologia à didática utilizada em sala e permitem que os alunos sejam mais participativos; já professores desmotivadores são aqueles que utilizam métodos tradicionais de ensino (pouco ou nenhum uso tecnológico) ou que integram tecnologia às aulas inadequadamente. Ressalta-se que o uso de tecnologia para aprendizagem de segunda língua tornou-se indispensável, sobretudo após os métodos remotos apresentados na pandemia de COVID-19 em 2020, e que é preciso repensar numa nova sala de aula, essa com mais acesso à tecnologia, como celulares smartphones.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Como Citar
Savio Vidal de Lima Filho, D., Nobre Vidal, L., Fernanda Terto da Silva, M., & Amelia de Barros Cardoso, L. (2021). OS (DES)MOTIVOS DO APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 6(4), 3157. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/76283
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
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