A FERRAMENTA REELS COMO UM OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM (ODA) E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NA PÁGINA DO LEA.

Autores/as

  • Yohana Filgueira Silva do Nascimento
  • Vitória Nátaly Vasconcelos Silva
  • Julio Cesar Rosa de Araujo

Resumen

Tendo em vista a grande repercussão de vídeos curtos no Instagram e a importância de adaptar-se aos novos espaços informais de aprendizagem, a página do Laboratório de Letramentos e Escrita Acadêmica aderiu ao compartilhamento de vídeos no Reels, produzindo a aprendizagem interativa através de recursos auditivos, visuais e argumentativos. À vista disso, o presente estudo se desenvolve com o intuito de analisar a potencialidade pedagógica da ferramenta Reels no contexto da página do LEA. Diante disso, objetivamos descrever essa ferramenta como um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA), considerando as características definidoras de um ODA e a interação que seus usos permitem entre os usuários da página. Para tal, utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa, de campo exploratório, aplicando a técnica de observação direta intensiva sobre alguns Reels do LEA, estrategicamente selecionados de acordo com seu alcance e engajamento entre os usuários. O embasamento teórico foi empregado levando em consideração os conceitos de Potencial Pedagógico, de Piveli (2006), e Objeto Digital de Aprendizagem, de Silva (2004). A análise dos dados nos permite afirmar que, do ponto de vista das características definidoras de um ODA, o Reels do LEA é a ferramenta que apresenta o maior alcance de estudantes através do conteúdo, sendo assim, autônomo e identificável. Além disso, a dinamicidade da ferramenta proporciona a reutilização das informações fornecidas nos vídeos, transformando o aluno em agente do conhecimento. Do ponto de vista da interação, os dados mostram que a ferramenta colabora para a participação dos usuários de maneira ativa e constante. Diante desses resultados, a conclusão a que chegamos é a de que a ferramenta Reels é a principal fonte de divulgação do conhecimento acadêmico na página do LEA, auxiliando os usuários em seus estudos, tornando-se assim, um ODA, e cumprindo de forma eficiente a sua potencialidade pedagógica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-01-01

Cómo citar

Filgueira Silva do Nascimento, Y., Nátaly Vasconcelos Silva, V., & Cesar Rosa de Araujo, J. (2022). A FERRAMENTA REELS COMO UM OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM (ODA) E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NA PÁGINA DO LEA. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 852. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/85605

Número

Sección

VII Encontro de Iniciação Acadêmica