ABORDAGEM PIKLER: O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA EM UM AMBIENTE SEGURO.
Abstract
O projeto “Diálogos com a Abordagem Pikler: pesquisas e estudos com crianças bem pequenas”, orientado pela professora Cristina Façanha, parte da abordagem criada por Emmi Pikler para uma nova pedagogia no âmbito da educação infantil, visando o desenvolvimento da autonomia da criança desde a primeira infância. A partir do estudo do livro “As origens do brincar livre” de Eva Kallo e Gyorgyi Balog, e da obra “Abordagem Pikler educação infantil”, de Judit Falk (Org), o projeto permite um novo olhar acerca do desenvolvimento das crianças. Além das leituras, as experiências na Brinquedoteca da FACED/UFC- espaço destinado ao brincar livre infantil- permite pôr em prática os estudos aprendidos. O projeto possibilita a desconstrução de noções cristalizadas e mecanicistas que ainda imperam nas práticas da educação infantil, alertando sobre a importância de um ambiente seguro que estimule o brincar livre, a confiança e, consequentemente, a autonomia da criança. Nesse sentido, alerta a relevância de um olhar que respeite a criança enquanto indivíduo consciente e autor de suas ações, integrando-a nas atividades que acontecem com ela, como sujeito ativo. A metodologia do projeto se fundamenta em uma dialética de formação teórica e execução prática no espaço da brinquedoteca da FACED/UFC, que recebe crianças e responsáveis. Dessa maneira, a partir de um ambiente criado com condições que visam o conforto e a segurança, estimula-se o protagonismo infantil em todas as suas ações. Nesta lógica, objetiva-se inserir as noções e conceitos criados por Pikler nas práticas com as crianças. Com isso, buscamos ilustrar aos responsáveis (pais/professores), a importância de oferecer segurança à criança, criando um espaço com afeto e atenção, para que ela sinta a confiança necessária para explorar a si e ao ambiente. Assim, integramos os estudos acadêmicos de Emmi Pikler a comunidade no entorno.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-01-01
How to Cite
Carmelia Coelho de Sousa, M., Cristina Gurgel Dias, N., Machado Braga, E., Monteiro dos Santos, L., & Facanha Soares, C. (2022). ABORDAGEM PIKLER: O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA EM UM AMBIENTE SEGURO. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 874. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/85627
Issue
Section
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.