ACESSIBILIDADE NO MAUC: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS COM MEDIAÇÕES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MUSEU
Resumen
A pauta da acessibilidade vem ocupando a preocupação de diferentes setores do Museu de Arte da UFC (Mauc). Através de mudanças na cultura institucional e das discussões sobre acessibilidade no âmbito do planejamento, a instituição vem ampliando a sua ação inclusiva compreendendo as suas pluralidades e buscando romper limitações. Por meio de parcerias inter e intra institucionais, tem sido possível pensar estratégias que ampliem o acesso à arte, como a inclusão de recursos de tecnologia assistiva, a exemplo de audiodescrição, legendagem e peças táteis, só possíveis devido à parceria com o projeto Fotografia Tátil (DAUD/UFC), coordenado pelo Prof. Dr. Roberto Vieira, e o Grupo Legendagem e Audiodescrição (LEAD), coordenado pela Prof.ª Dr.ª Vera Santiago (UECE). Considerando a importância de uma visita acessível, principalmente em relação às pessoas com deficiência auditiva e visual, apresenta-se neste trabalho as experiências das(os) mediadoras(es) do Núcleo Educativo do Mauc na busca por tecer conexões com os visitantes e construir diálogos, visto que a visita ao museu proporciona uma oportunidade única de conversação, aspecto central da mediação educativa que conecta sujeitos, bens culturais musealizados e possibilidades estético-poético-narrativas. Assim, apresentamos um relato das experiências vividas em contextos de visita e a importância das práticas inclusivas para a Educação Museal. As reflexões apontam a relevância da mediação humana na utilização de recursos de tecnologia assistiva na acessibilização de museus, observa-se a relevância do Educativo que amplia-se para múltiplas interações entre sujeitos, objetos, recursos e contexto expositivo. Desse modo, aponta-se a necessidade de ampliação das ações, visto as inúmeras possibilidades no campo da acessibilidade, que incluem a presença de pessoas com formação em Libras, tradução audiovisual, formação e qualificação para a diversidade e inclusão, que qualificarão a instituição e ampliarão o seu alcance.Descargas
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Publicado
2022-01-01
Cómo citar
Maria Coelho Gomes Sousa Maciel, L., Trajano Martins, N., Diógenes de Castro, L., & Moreno Rocha, S. (2022). ACESSIBILIDADE NO MAUC: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS COM MEDIAÇÕES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MUSEU. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 880. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/85633
Número
Sección
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
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