ANÁLISE DOS MOVIMENTOS RETÓRICOS DO GÊNERO RESUMO ACADÊMICO.

Authors

  • Marcio Renan de Souza Goncalves
  • Virna Chaves Bezerra Diolino
  • Julio Cesar Rosa de Araujo

Abstract

O resumo acadêmico é um gênero textual introdutório presente no projeto de pesquisa científica. Deste modo, ele tem o papel de contribuir para informar acerca da temática tratada no trabalho, além de despertar o interesse em sua leitura (MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010. p.151). Com base nisso, o objetivo do presente trabalho é o de analisar os aspectos relacionados aos movimentos retóricos do gênero resumo nas produções desenvolvidas pelos alunos matriculados na disciplina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (LPTA), durante o semestre de 2022.1, do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará. Realizamos uma análise dos resumos de projetos de pesquisa finais da disciplina, como forma de compreender os problemas mais recorrentes e construir uma articulação que possibilite a realização de resumos mais coerentes e coesivos. Analisamos os movimentos retóricos presentes nos resumos, compreendendo cada trecho e sua adequação segundo as teorias de Motta-Roth e Hendges (2010), observando se estabelece-se coerentemente as divisões de definição do problema, objetivos, métodos, resultados e conclusão, respectivamente. Os resultados oriundos desta análise mostram que ocorrem divergências entre os movimentos retóricos que os alunos produziram e as teorias de produção de resumos escolhidas como base. Diante desses achados, o nosso exercício analítico nos permite concluir que, considerando as divergências encontradas, há um evidente desnível na compreensão dos conceitos de produção adequada do gênero resumo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-01-01

How to Cite

Renan de Souza Goncalves, M., Chaves Bezerra Diolino, V., & Cesar Rosa de Araujo, J. (2022). ANÁLISE DOS MOVIMENTOS RETÓRICOS DO GÊNERO RESUMO ACADÊMICO. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 888. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/85641

Issue

Section

VII Encontro de Iniciação Acadêmica