ANÁLISE DOS MOVIMENTOS RETÓRICOS DO GÊNERO RESUMO ACADÊMICO.
Abstract
O resumo acadêmico é um gênero textual introdutório presente no projeto de pesquisa científica. Deste modo, ele tem o papel de contribuir para informar acerca da temática tratada no trabalho, além de despertar o interesse em sua leitura (MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010. p.151). Com base nisso, o objetivo do presente trabalho é o de analisar os aspectos relacionados aos movimentos retóricos do gênero resumo nas produções desenvolvidas pelos alunos matriculados na disciplina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (LPTA), durante o semestre de 2022.1, do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará. Realizamos uma análise dos resumos de projetos de pesquisa finais da disciplina, como forma de compreender os problemas mais recorrentes e construir uma articulação que possibilite a realização de resumos mais coerentes e coesivos. Analisamos os movimentos retóricos presentes nos resumos, compreendendo cada trecho e sua adequação segundo as teorias de Motta-Roth e Hendges (2010), observando se estabelece-se coerentemente as divisões de definição do problema, objetivos, métodos, resultados e conclusão, respectivamente. Os resultados oriundos desta análise mostram que ocorrem divergências entre os movimentos retóricos que os alunos produziram e as teorias de produção de resumos escolhidas como base. Diante desses achados, o nosso exercício analítico nos permite concluir que, considerando as divergências encontradas, há um evidente desnível na compreensão dos conceitos de produção adequada do gênero resumo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-01-01
How to Cite
Renan de Souza Goncalves, M., Chaves Bezerra Diolino, V., & Cesar Rosa de Araujo, J. (2022). ANÁLISE DOS MOVIMENTOS RETÓRICOS DO GÊNERO RESUMO ACADÊMICO. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 888. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/85641
Issue
Section
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.