AQUI TEM SINAL DE VIDA: PERCEPÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ATUAÇÃO DO VOLUNTARIADO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA
Resumo
INTRODUÇÃO: A dinâmica das atividades ofertadas pelo pelo Aqui Tem Sinal de Vida (ATSV), projeto de extensão que viabiliza a democratização do acesso à saúde e o desenvolvimento de competências socioculturais, foi modificada pelo advento da pandemia causada pelo SARS-CoV-2. Assim, é importante compreender e analisar a forma de atuação feita pela equipe do projeto para manter as atividades. OBJETIVO: Descrever e avaliar o impacto das atividades dos alunos vinculados ao ATSV junto à comunidade da Barra do Ceará através das redes sociais e da atuação presencial. METODOLOGIA: Relata-se a experiência dos alunos vinculados ao projeto de extensão - juntamente com a orientadora, em reunião burocrática -, os quais se dividiram em duas partes, uma que ficou responsável por atividades presenciais e a outra por suporte e auxílio online, através das mídias sociais. ANÁLISE E DISCUSSÃO: A atuação de forma presencial ocorreu semanalmente e possibilitou o contato com diversos casos envolvendo a saúde do adolescente, como transtornos psicológicos, sexualidade e contracepção. No formato online, foram realizados plantões para a inscrição dos moradores da comunidade da Barra no Bolsa Jovem, além da divulgação e da documentação das atividades realizadas pelo projeto no Instagram. CONCLUSÃO: A análise da discussão permitiu inferir a aplicabilidade e a relevância social das formas de atuação dos voluntários do projeto Aqui Tem Sinal de Vida, o que reverbera benefícios socioculturais à comunidade da Barra do Ceará e permite, sobretudo, visibilidade.Downloads
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Publicado
2022-01-01
Como Citar
Ribeiro de Sousa, L., Magalhães Muniz, D., Amaral Pontes, M., & Monteiro Fiuza, T. (2022). AQUI TEM SINAL DE VIDA: PERCEPÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ATUAÇÃO DO VOLUNTARIADO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 899. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/85652
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
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