MONITORAMENTO DO DESEMPENHO DE EMPREENDIMENTOS INOVADORES ATRAVÉS DE INDICADORES
Resumo
MONITORAMENTO DO DESEMPENHO DE EMPREENDIMENTOS INOVADORES ATRAVÉS DE INDICADORES O universo da inovação e empreendedorismo está ganhando cada vez mais espaço e relevância no Brasil, e o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Ceará (PARTEC) objetiva expandir sua contribuição para incentivar e apoiar a cultura empreendedora inovadora tanto dentro da universidade – impactando alunos e professores- quanto no estado do Ceará e no Brasil. Visando garantir que novas empresas estejam aptas, e com grau de maturidade suficiente para entrar no mercado, e alcançarem sucesso neste meio, cada vez mais competitivo e exigente, o PARTEC monitora o desenvolvimento dos empreendimentos incubados acompanhando a maturidade nos eixos Capital, Empreendedor, Gestão, Marketing e Tecnologia & Produto, usando o modelo CERNE. Esse modelo, utiliza uma Escala Likert de 1 a 5, é estruturado para dar capacidade para as incubadoras auxiliarem as empresas a identificarem seus pontos fracos, ou problemas que precisam ser resolvidos. Paralelo a isso, o projeto utiliza também, o método Níveis de Prontidão Tecnológica (TRL), para se obter maior precisão de qual estágio de amadurecimento a empresa se encontra. O TRL usa parâmetros de avaliação pontuados 1 a 9, que indicam o grau de prontidão tecnológica do empreendimento. Desse modo, as startups têm maior capacidade para gerir e enxergar os riscos do negócio, tendo uma visão clara e descritiva dos recursos investidos. Assim, o PARTEC, além de atrair o interesse para a comunidade empreendedora, apoia-a, e contribui para que ela evolua e alcance o sucesso tão almejado pelas empresas emergentes do país, as quais, infelizmente, na maioria das vezes, por falta de apoio e conhecimento técnico, não alcançam.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Jackeline Moura Andrade, Q., & Negreiros Peixoto, E. (2022). MONITORAMENTO DO DESEMPENHO DE EMPREENDIMENTOS INOVADORES ATRAVÉS DE INDICADORES. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 1046. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/85802
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.