PROTAGONISMO INFANTIL: A PARTICIPAÇÃO E O ENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores/as

  • Vitoria Alves de Castro
  • Thayane Farias Pereira
  • Marcelle Arruda Cabral Costa

Resumen

A Pedagogia de Projetos desenvolvida na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC) integra ações comprometidas com as experiências fundamentais previstas nas Diretrizes Nacionais (DCNEI/2009), entre estas, experiências significativas de interação com a linguagem oral e escrita em gêneros textuais e suportes diversificados. O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática nomeada: “A sopa de pedra” desenvolvida a partir do interesse das crianças pelos elementos da natureza, garantindo a oferta de diferentes experiências oportunizando a ampliação dos conhecimentos de mundo das crianças a partir da ludicidade, significatividade e continuidade (FOCHI, 2015). As ações partilhadas nessa proposta foram planejadas e realizadas com as 14 crianças, de faixa etária de 3 e 4 anos da turma Infantil 3, 2 professoras e 2 bolsistas da UUNDC. A sequência didática integra um projeto maior, no qual as crianças interagem, investigam e descobrem sobre os elementos da natureza. As estratégias surgiram a partir da observação do interesse coletivo sobre a natureza e diante dessa descoberta, surgiu a ideia de realizar uma adaptação da história “ A sopa de pedra” (BIA BEDRAN). O contato com a literatura é de suma importância para o desenvolvimento da criança, visto que, por meio das histórias a criança reproduz, em seu mundo, tudo o que foi significativo para ela, favorecendo sua interação com as outras crianças e com os adultos que lhe cercam. Entre as experiências vivenciadas tivemos contação de histórias, criação de lista de ingredientes para a sopa de pedra (a partir da escolha das crianças), experimentação sensorial dos ingredientes, preparação da receita e degustação da sopa. Esta sequência didática permitiu às crianças experimentar suas ideias, realizar escolhas, provar legumes, situações de leitura e escrita em contexto significativo a partir de uma prática pedagógica comprometida com protagonismo infantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Alves de Castro, V., Pereira, T. F., & Cabral Costa, M. A. (2017). PROTAGONISMO INFANTIL: A PARTICIPAÇÃO E O ENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5732. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30756

Número

Sección

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência