O ESTUDO DA FÍSICA E SUAS APLICAÇÕES NA ENGENHARIA
Resumen
Um dos fatores mais comuns nas instituições brasileiras de ensino é o alto índice de reprovação, abandono e desinteresse de alunos na disciplina de Física Fundamental no primeiro ano dos cursos de Engenharia. Percebe-se que dentre as causas desse problema estão a sistemática na memorização de fórmulas, a não abordagem de situações práticas para entender os conceitos físicos de forma adequada e a ausência de debate de ideias entre os alunos perante as dificuldades encontradas no decorrer do curso. O projeto de monitoria tem como objetivo acompanhar e orientar os alunos, matriculados na disciplina de Física Fundamental do curso de Engenharia Civil e Engenharia de Energias e Meio Ambiente de 2017, a fim de proporcionar o interesse pela disciplina, o aumento no rendimento escolar e o desenvolvimento de habilidades tais como: trabalho em equipe, liderança, segurança e capacidade de diálogo. A metodologia adotada foi o desenvolvimento de atividades em grupo com a orientação do monitor e supervisão do professor. Tais atividades, que incluíam listas de exercícios e relatórios, tinham como finalidade mostrar a importância da física no cotidiano e suas diversas aplicações na engenharia. Ao longo das atividades pode-se observar que a formação dos grupos fomentou a discussão de problemas através da troca de ideias, fazendo com que o assunto abordado se tornasse mais atrativo. Além disso, as competências relacionadas ao trabalho em grupo foram desenvolvidas, o que é de extrema importância, já que as atividades profissionais futuras sempre serão feitas a partir de grupos. Será apresentado um histograma do desempenho dos alunos nas avaliações parciais realizadas no semestre 2017.1 em comparação com os dois anos anteriores.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Romao da Silva, P., & Rodrigues Filho, L. G. (2017). O ESTUDO DA FÍSICA E SUAS APLICAÇÕES NA ENGENHARIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4423. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29447
Número
Sección
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.