TEATRO E MATEMÁTICA: DIDÁTICA E APRENDIZAGEM DE ALUNOS-EXPECTADORES NA PROPOSIÇÃO CÊNICA DA PEÇA
Resumen
Com ponteiro voltado para o norte da promoção dos saberes científicos, mais especificamente conhecimentos básicos da Matemática, atrelando arte e vivência lúdica, foi desenvolvido o projeto de cunho cênico "A invenção dos números", peça de teatro com aplicação de pantomima, técnica que mistura mimese e jogo de sentidos a partir da expressão sensório-corporal, a partir do texto adaptado do original dos professores Miriam Gongora e Ulysses Sodré, cujo título original é "A origem dos números". O texto foi extraído de uma página eletrônica, adaptado para fins cênicos e uma vez condensado, ensaiado e apresentado para o público em geral na Seara da Ciência e escolas solicitantes. Dessa forma, o projeto aqui apresentado tem como objetivo apontar e pesquisar os itens que envolvem os processos concorrentes do trabalho desenvolvido - a junção entre teatro e matemática para um ensino em sala de aula e exterior a ela, caracterizando aspectos importantes para a sua vivência: o espetáculo e a didática, bem como os aspectos que lhes são caros, como concepção textual e dramatúrgica, concepção técnica, construção coreográfica e cenográfica, figurino e aparatos tecnocênicos, que resultam em uma investigação acerca do trato escolar-pedagógico que se pode conferir pelo viés do embasamento científico no trabalho teatral proposto. O método proposto é o teatro mímico e a pantomima, musicalidade e oralidade numa proposição plural dos aspectos possíveis para a exploração de uma leitura dinâmica e acompanhada pela realização do fenômeno cênico. O resultado é o retorno positivo do público sobre sua compreensão sobre o tema, o entendimento da linha do tempo no que se refere ao homem e suas atividades com os números, estes untados em definitivo em todas as construções relativas à humanidade, seus conhecimentos científicos e aplicações tecnológicas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Rodrigues de Oliveira, R., Neves, T. R., & Vale, M. R. (2017). TEATRO E MATEMÁTICA: DIDÁTICA E APRENDIZAGEM DE ALUNOS-EXPECTADORES NA PROPOSIÇÃO CÊNICA DA PEÇA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4749. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29773
Número
Sección
IV Encontro de Cultura Artística
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.