A INTERAÇÃO CONTEUDISTA DO DOCENTE COM DISCUSSÕES EM FÓRUM DE AMBIENTE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores/as

  • Rina Marcia Araujo de Oliveira Sousa
  • Mônika Martins de Lima
  • Beatriz Bezerra Carvalho
  • Rafael Camurça Pereira
  • Robson Carlos Loureiro
  • Luciana de Lima

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar como o docente interage com o conteúdo de uma disciplina em relação à participação do discente no fórum de Ambiente Virtual de Educação a Distância (EaD) da disciplina Diferença e Enfrentamento das Desigualdades Sociais ofertada pela UFC no Semestre 2017.1. Compreende-se a necessidade de uma participação mais reflexiva, efetiva e satisfatória dos discentes e da interação conteudista do docente para uma resposta profícua em fóruns de discussão. Contudo, como os profissionais da educação na modalidade EaD em relação às postagens enviadas e recebidas têm conseguido administrar a evasão dos discentes e compartilhar um pensamento reflexivo durante as aulas do fórum? De caráter qualitativo esta pesquisa foi realizada com os dados coletados das postagens de uma turma da disciplina Diferença e Enfrentamento das Desigualdades Sociais do fórum: Cultura étnica e africanidades na sociedade da diversidade. Foram analisadas em três fases: classificação, ordenação e categorização. O resultado mostrou a quantidade de mensagens geral, mensagens relevantes ao conteúdo, mensagens curtas e longas, a reciprocidade das mensagens discente/discente e docente/discente, e, descartadas as mensagens motivacionais e pessoais. Houve uma interação mais efetiva entre discente/discente desenvolvendo o pensamento crítico na abordagem do tema. A participação docente foi importante para o avanço da discussão nas postagens, direcionando a relação do conteúdo em momentos de desvios. Entretanto, o docente não destacava as postagens de novos conteúdos, a indicação era realizada na resposta ao discente, causando menos contato visual conteudista nas discussões do fórum. Para um aprofundamento assertivo, esse estudo precisa comparar outras turmas, indiferente da disciplina, através de uma investigação comparativa para compreender o posicionamento do docente em relação à interação conteudista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Araujo de Oliveira Sousa, R. M., Martins de Lima, M., Carvalho, B. B., Pereira, R. C., Loureiro, R. C., & Luciana de Lima. (2017). A INTERAÇÃO CONTEUDISTA DO DOCENTE COM DISCUSSÕES EM FÓRUM DE AMBIENTE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4761. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29785

Número

Sección

III Encontro de Tecnodocência