A INTERAÇÃO CONTEUDISTA DO DOCENTE COM DISCUSSÕES EM FÓRUM DE AMBIENTE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Resumen
O objetivo deste trabalho é analisar como o docente interage com o conteúdo de uma disciplina em relação à participação do discente no fórum de Ambiente Virtual de Educação a Distância (EaD) da disciplina Diferença e Enfrentamento das Desigualdades Sociais ofertada pela UFC no Semestre 2017.1. Compreende-se a necessidade de uma participação mais reflexiva, efetiva e satisfatória dos discentes e da interação conteudista do docente para uma resposta profícua em fóruns de discussão. Contudo, como os profissionais da educação na modalidade EaD em relação às postagens enviadas e recebidas têm conseguido administrar a evasão dos discentes e compartilhar um pensamento reflexivo durante as aulas do fórum? De caráter qualitativo esta pesquisa foi realizada com os dados coletados das postagens de uma turma da disciplina Diferença e Enfrentamento das Desigualdades Sociais do fórum: Cultura étnica e africanidades na sociedade da diversidade. Foram analisadas em três fases: classificação, ordenação e categorização. O resultado mostrou a quantidade de mensagens geral, mensagens relevantes ao conteúdo, mensagens curtas e longas, a reciprocidade das mensagens discente/discente e docente/discente, e, descartadas as mensagens motivacionais e pessoais. Houve uma interação mais efetiva entre discente/discente desenvolvendo o pensamento crítico na abordagem do tema. A participação docente foi importante para o avanço da discussão nas postagens, direcionando a relação do conteúdo em momentos de desvios. Entretanto, o docente não destacava as postagens de novos conteúdos, a indicação era realizada na resposta ao discente, causando menos contato visual conteudista nas discussões do fórum. Para um aprofundamento assertivo, esse estudo precisa comparar outras turmas, indiferente da disciplina, através de uma investigação comparativa para compreender o posicionamento do docente em relação à interação conteudista.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Araujo de Oliveira Sousa, R. M., Martins de Lima, M., Carvalho, B. B., Pereira, R. C., Loureiro, R. C., & Luciana de Lima. (2017). A INTERAÇÃO CONTEUDISTA DO DOCENTE COM DISCUSSÕES EM FÓRUM DE AMBIENTE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4761. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29785
Número
Sección
III Encontro de Tecnodocência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.