CONTROLE DE QUALIDADE FISICO-QUÍMICO DAS MATÉRIAS-PRIMAS E MEDICAMENTOS PRODUZIDOS NA FARMÁCIA-ESCOLA.
Resumen
INTRODUÇÃO: O controle de qualidade é imprescindível na indústria farmacêutica para assegurar que os medicamentos comercializados tenham segurança, eficácia e qualidade comprovada. Os procedimentos realizados afim de garantir o padrão adequado desses produtos devem estar de acordo com especificações pré-estabelecidas na Farmacopeia Brasileira e compêndios internacionais reconhecidos pela ANVISA, sendo liberados para comercialização após resultados satisfatórios para a utilização destes. As matérias-primas devem ter documentação contendo testes feitos pelo fornecedor, para que sejam realizados os mesmos testes afim de comparar e garantir que não houve nenhuma alteração ou violação dos produtos antecedente ao recebimento.OBJETIVO: Discorrer sobre a importância do controle de qualidade físico-químico para produção de medicamentos e matérias-primas.METODOLOGIA: A metodologia utilizada são análises de algumas propriedades das matérias primas e fármacos, como características organolépticas, pH, peso médio, densidade, volume, teor do princípio ativo, condutância, solubilidade, pureza microbiológica entre outros, variando de acordo com a especificidade de cada produto. Realizadas de acordo com referências de documentação descrita em Farmacopeias. RESULTADOS: Os produtos analisados estavam em conformidade com as especificações pretendidas de qualidade permitindo sua comercialização.CONCLUSÃO: Os métodos físico-químicos de análise estabelecem parâmetros para o controle de qualidade destes, garantindo a segurança dos consumidores conforme constam nas regulamentações oficiais.SIGNIFICÂNCIA DO ESTUDO: A atuação do estudante nas atividades desenvolvidas pelo Laboratório do Controle da Qualidade de Medicamentos apresenta grande relevância na formação de futuros farmacêuticos haja vista as habilidades desenvolvidas no estágio.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Silva, H. R. dos S., & Sombra Alencar, A. T. (2017). CONTROLE DE QUALIDADE FISICO-QUÍMICO DAS MATÉRIAS-PRIMAS E MEDICAMENTOS PRODUZIDOS NA FARMÁCIA-ESCOLA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5042. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30066
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.