ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA SOBRE O MANEJO E AS BOAS PRÁTICAS EM BIOTÉRIO DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL
Resumen
O Laboratório de Bioprospecção de Recursos Regionais (Bioprospec), situado no Departamento de Biologia – Bloco 909, Campus do Pici – Universidade Federal do Ceará (UFC), dedica-se à busca por compostos bioativos com elevado valor nutricional e/ou terapêutico na flora do semiárido brasileiro a fim de contribuir para a conservação do bioma Caatinga, bem como desenvolver produtos e processos com valor socioambiental agregado. A partir disso, são desenvolvidas pesquisas de segurança de uso de novos alimentos, bem como de extratos vegetais com potencial de aplicação biomédica e biotecnológico. Nestes trabalhos, pode se fazer o uso de roedores (camundongos e ratos) que são mantidos em um biotério de experimentação localizado nas dependências do laboratório. A Resolução Normativa nº 15/2013 do CONCEA (Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal) define como deve ser estruturado o ambiente físico para criação e manejo de roedores e lagomorfos utilizados em atividades de ensino e pesquisas científicas. De acordo com documento, “as instalações, as condições de alojamento e o ambiente em que se encontram os animais são elementos essenciais para limitar as variações fisiológicas que podem alterar a sua saúde, seu bem-estar, bem como para não interferir nas pesquisas, no desenvolvimento tecnológico e no ensino, além de propiciar a segurança das pessoas envolvidas”. Através das recomendações do CONCEA e do conhecimento prático adquirido no espaço laboratorial, será elaborada uma cartilha que versará sobre a manutenção do biotério experimental do BIOPROSPEC, além de orientar e conscientizar seus usuários sobre as boas práticas de manejo e o respeito aos animais mantidos neste ambiente.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Ponciano, M. da C. M., Moreira, T. B., & Urano Carvalho, A. de F. F. (2017). ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA SOBRE O MANEJO E AS BOAS PRÁTICAS EM BIOTÉRIO DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5116. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30140
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.