GAMIFICANDO A HISTÓRIA DA UFC: A UTILIZAÇÃO DO CONSTRUCT 2 NA DIFUSÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL

Autores

  • Francisco San Diego de Sousa Castilho
  • Gabrielly de Souza Ferreira
  • Gabriel de Sousa Vasconcelos
  • Gregory Campos BevilÁqua

Resumo

O projeto “Patrimônio, memória e mídias digitais” tem como principal objetivo preservar e difundir o patrimônio histórico cultural da Universidade Federal do Ceará por meio de ações educativas em ambiente virtual. Neste segundo ano do projeto, foram desenvolvidos três jogos digitais que abordam temáticas relacionadas à história da UFC, especificamente, a história das artes visuais e o patrimônio arquitetônico e científico. Os jogos foram disponibilizados virtualmente e contou com atividades de teste durante o VI Brincar na UFC realizado na Casa José de Alencar. As ações do projeto abrangeram atividades de ensino e extensão, como a realização de uma oficina, com duração de 12 horas, direcionada ao corpo discente sobre a plataforma Construct 2. Plataforma na qual estão sendo desenvolvidos os jogos. O processo metodológico de elaboração dos games consiste no levantamento de dados sobre a história da UFC, a seleção de elementos considerados importantes para a sua trajetória cultural, o desenvolvimento dos jogos na plataforma Construct 2 e a disponibilização destes em ambiente virtual com o acompanhamento da sua utilidade no site do Memorial da UFC. A escolha da ferramenta Construct 2 se deu por conta da facilidade de manuseio podendo ser utilizada por não programadores. Dispõe de repertório flexível e tutorial disponíveis na internet. O domínio da ferramenta ocorreu em curto prazo e há versões gratuitas para download. Atualmente, o projeto visa o aperfeiçoamento das produções anteriores disponibilizadas no site da UFC, além do desenvolvimento de novos jogos e pesquisas relacionadas à sua influência pedagógica na disseminação da memória da Universidade.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Diego de Sousa Castilho, F. S., Ferreira, G. de S., Vasconcelos, G. de S., & BevilÁqua, G. C. (2017). GAMIFICANDO A HISTÓRIA DA UFC: A UTILIZAÇÃO DO CONSTRUCT 2 NA DIFUSÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5176. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30200

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica