NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICAS SOCIAIS: O PAPEL DA INTERDISCIPLINARIDADE NA MINHA ESCOLHA PELA LICENCIATURA

Autores

  • Mayra Klyvia Rodrigues Carneiro
  • Jose Roberto Feitosa Silva

Resumo

Escolher licenciatura foi um desafio para mim, por mais que desde muito cedo todos os caminhos levassem ao mesmo lugar: a docência, eu ainda tinha receio sobre o ambiente escolar, a forma de atuar/lidar em uma sala de aula, sobre como seria finalmente acatar essa decisão que por muito tempo eu adiei. O presente trabalho objetiva mostrar a importância de componentes curriculares que estimulem o protagonismo do aluno auxiliando-o a desenvolver suas competências socioeducativas, visando contribuir para que as visões sobre educação básica sejam desmistificadas. O Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) é um componente curricular integrador de novas práticas tendo a finalidade de desenvolver competências socioemocionais por meio da pesquisa e da interdisciplinaridade nas escolas de ensino básico. Os projetos de pesquisa visam integrar o que é visto em sala e as vivências da comunidade, são desenvolvidos a cada ano e orientados pelos professores da escola. Os ambientes de investigação, dentro dos quais estão situadas as vivências e as pesquisas, são: a escola; a comunidade e o trabalho. Dessa forma, o NTPPS, auxilia o aluno no desenvolvimento de projetos ligados à escola/comunidade, o que me levou a pensar e executar um projeto de leitura nas escolas de ensino fundamental I do meu município: Chorozinho-CE. O projeto durou 3 anos e visava estimular os alunos a terem gosto pela leitura, por isso fazíamos um paralelo entre leitura e arte, tornando-a mais atrativa aos educandos. Envolver-me nesse projeto me fez ver que a educação básica não era o “bicho de sete cabeças” que tanto falavam e isso foi o que me fez ter certeza de que queria a licenciatura. Ingressei na Universidade no curso de Ciências Biológicas/licenciatura e ao concluir o primeiro semestre entrei para o Programa Bolsa de Iniciação à Docência, a fim de continuar tendo esse contato com a Educação Básica, que agora se configurará na perspectiva de uma ação mais centrada na formação do professor.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Rodrigues Carneiro, M. K., & Feitosa Silva, J. R. (2017). NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICAS SOCIAIS: O PAPEL DA INTERDISCIPLINARIDADE NA MINHA ESCOLHA PELA LICENCIATURA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5670. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30694

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência