O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIENCIA DO PIBID.
Resumen
O presente trabalho aborda sobre o uso de tecnologias digitais no processo de alfabetização de alunos matriculados no 3º ano do ensino fundamental na escola municipal Antônio Sales. A atividade foi realizada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Educação inclusiva, Universidade Federal do Ceará (UFC). Objetivou-se refletir sobre a importância das tecnologias como ferramenta pedagógica para a alfabetização de alunos com e sem deficiência, além de sua contribuição para o desenvolvimento humano integral. O trabalho baseou-se nos autores Kensiki (2012) e Soares (1998). O primeiro aponta que é necessário abrir-se para as novas educações, que resultam de mudanças estruturais nas formas de ensinar e aprender possibilitadas pela atualidade tecnológica. Enquanto Soares (1998) que considera que alfabetizar é dar condições para que a criança tenha o acesso ao mundo da escrita tornando-se capaz não só de ler e escrever, mas, e, sobretudo, de fazer uso real e adequado da escrita com todas as funções. A metodologia compreendeu tanto o estudo teórico quanto a execução de atividades que valorizaram o uso dos recursos tecnológicos existente na escola tais como; lousa digital, projetor e notebook. Esses recursos foram incorporados às atividades lúdicas em sala (karaokê, cruzadinha, trava-língua e entrevista). Dentre os resultados destacamos o envolvimento e a participação efetiva das crianças, com ou sem deficiência. Verificou-se que as ações realizadas pelos bolsistas do PIBID contribuíram para a melhoria do ensino na escola pública. Concluí-se que as atividades vivenciadas, durante o projeto, possibilitaram resultados significativos no que concerne à alfabetização, na medida em que as crianças tiveram contato direto com as atividades com o uso dos recursos digitais, o que provocou a curiosidade e o encantamento dos discentes.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Fernandes, N. P., Roseno, A. M. dos S., Pereira Sampaio, S. A., Simião de Sousa, J. T., & Limaverde Gomes, A. L. (2017). O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIENCIA DO PIBID. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5693. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30717
Número
Sección
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.