PRÁTICAS PAGÃS E NATUREZA: DISCUTINDO A HISTÓRIA DO USO DAS PLANTAS MEDICINAIS NA ESCOLA
Resumen
O uso de remédios à base de ervas remonta às comunidades primitivas, onde se extraíam das plantas os princípios ativos para produção de fármacos, com o intuito de tratar enfermidades. Posteriormente, alguns destes saberes populares foram apropriados pela ciência formal na construção do saber científico. Entretanto, esta apropriação pelos primeiros químicos – os alquimistas – nem sempre foi pacífica, sendo, pelo contrário, muitas vezes conflituosa e violenta com estas comunidades populares. Neste sentido, o Programa de Iniciação a Docência, PIBID Biologia, desenvolveu atividade em conjunto com o PIBID História, na Escola Estadual Liceu de Messejana acerca da história do uso das plantas medicinais e dos conflitos culturais, religiosos, científicos e sociais que permeiam esta história. Os objetivos da atividade foram: - discutir como o conhecimento sobre os efeitos psicoativos e farmacológicos das plantas medicinais contribuiu para o processo de perseguição e criminalização das mulheres camponesas curandeiras, no contexto da Inquisição; - conhecer as plantas mais utilizadas por essas camponesas curandeiras para a cura de doenças e efeitos psicoativos; - compreender o papel dos alquimistas como sistematizadores oficiais dos conhecimentos sobre as plantas para a criação de fármacos. A atividade foi desenvolvida em três momentos: no primeiro, ocorreu chuva de ideias sobre inquisição; no segundo, foi discutido o uso das plantas medicinais e recreativas na Idade Média; no terceiro, foram apresentados alguns efeitos de substâncias psicoativas no sistema nervoso. Ao final, foi feita uma breve sistematização do que foi discutido na atividade e os participantes foram instigados a apresentar suas opiniões acerca dos temas abordados. Todos avaliaram como positiva a atividade, pois foram abordados temas pouco discutidos no contexto da educação formal, assim como observaram que a interdisciplinaridade proposta entre os dois PIBIDs também enriqueceu a atividade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Araujo, C. C., Oliveira Silva, J. H., Antunes, R. M., Oliveira Lima, J. A., & Feitosa Silva, J. R. (2017). PRÁTICAS PAGÃS E NATUREZA: DISCUTINDO A HISTÓRIA DO USO DAS PLANTAS MEDICINAIS NA ESCOLA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5718. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30742
Número
Sección
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.