RÁDIO ESCOLAR JOAQUIM NOGUEIRA - UMA FERRAMENTA DE EDUCOMUNICAÇÃO

Autores

  • Lara Rodrigues da Silva
  • Susy Pereira Saraiva
  • Anderson Carlos da Conceição Feitoza
  • Raphael Alves Feitosa

Resumo

As novas tecnologias fazem parte do mundo escolar, tanto para professores quando para alunos. Na escola ainda predomina a comunicação vertical, respaldada no saber do professor como poder. Contraponto-se a isso, a rádio escolar se configura como um instrumento de diálogo horizontal, no qual as relações entre os diferentes grupos de atores sociais da escola tornam-se dialógicas. O projeto tem por objetivo tornar a rádio escolar de uma escola pública uma ferramenta de interação sociodiscursiva, estimulando o protagonismo social da comunidade escolar envolvida, tendo como uma perspectiva central o conhecimento a cerca da educação ambiental. O surgimento da proposta aconteceu durante uma reunião marcada com o grêmio escolar, sugerimos a nossa proposta da rádio, explicamos os objetivos e como seria realizado. Foi escolhido o melhor horário e o local onde seria executada. Após, um ofício foi encaminhado coordenação da escola, destinada aos multimeios, para a liberação da caixa de som para a rádio. O projeto foi desenvolvido pelo grupo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal do Ceará (UFC), subprojeto interdisciplinar de Educação Ambiental ao longo do semestre letivo de 2017.1. Ocorrendo nos horário do almoço dos estudantes de uma escola estadual de educação profissional (EEEP), os bolsistas utilizam uma caixa de som, microfone, e cabo para celular como materiais suporte. Durante o tempo da rádio, além das músicas, são fornecidas notícias que envolvem o tema educação ambiental e áreas afins, surgindo alguns debates que são incentivados aos temas das notícias levadas pelos bolsistas. Inicialmente, houve pouca interação com os alunos, ao longo dos encontros, o contato foi estreitado, por conta da familiarização da presença e proposta da rádio escolar. Diante das ações-reflexões desenvolvidas até o presente momento no projeto, notamos que a rádio tornou-se um espaço democrático de interação sociocultural na escola.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Rodrigues da Silva, L., Saraiva, S. P., Feitoza, A. C. da C., & Feitosa, R. A. (2017). RÁDIO ESCOLAR JOAQUIM NOGUEIRA - UMA FERRAMENTA DE EDUCOMUNICAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5735. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30759

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência