REALIDADES DISTINTAS, DESAFIOS SIMILARES: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLAS DE FORTALEZA E SÃO GONÇALO DO AMARANTE (CE)
Abstract
A Educação de Jovens e Adultos no Brasil é uma modalidade constituinte da Educação Básica que tem por base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) e o Plano Nacional de Educação (2014-2024) que, por sua vez, são fundamentadas pela Constituição Federal do 1988. Sua origem remonta às iniciativas de alfabetização contextualizada reivindicadas por movimentos sociais que compreendem a educação enquanto direito inalienável e caminho à liberdade e emancipação humana. O presente trabalho tem por objetivos compreender o contexto da EJA no Brasil; analisar as possibilidades do ensino de Geografia nessa modalidade; e relatar experiências construídas no ano de dois mil e dezesseis em duas escolas dos municípios de Fortaleza e São Gonçalo do Amarante (CE) no contexto do Estágio Supervisionado em Geografia III. O levantamento bibliográfico e análise documental propiciou a compreensão teórica dos fenômenos apreendidos na realidade por meio das vivências em sala de aula e nos demais espaços da escola. Utiliza de entrevistas semiestruturadas e questionários para levantar dados acerca do perfil sociocultural dos educandos e da formação dos professores. Apesar de localizadas em municípios que possuem diferenças substanciais em termos socioeconômicos, as dificuldades dos educandos em ambas instituições era bastante similar: desde o deslocamento à escola até ao contexto social em que se inserem. A partir da análise dos dados coletados com os educandos e com o professor de Geografia, foi possível compreender suas Geografias e inquietações, assim como as semelhanças que os unia. A análise desses dados foi possível por meio da abordagem quali-quantitativa. Ressalta o desenvolvimento histórico dessa modalidade nas políticas educacionais do País; analisa o ensino de Geografia no contexto da EJA e; relata as experiências vivenciadas na escola. Uma realidade multifacetada e complexa que inclui sujeitos sociais com distintas visões de mundo, de Geografia e educação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Gomes de Castro, A. F., Alencar Cruz, F. H., & Maria de Oliveira, A. (2017). REALIDADES DISTINTAS, DESAFIOS SIMILARES: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLAS DE FORTALEZA E SÃO GONÇALO DO AMARANTE (CE). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5736. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30760
Issue
Section
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.