TRANSGÊNEROS: UM EQUÍVOCO ENQUANTO “CLASSIFICAÇÃO” DE ORIENTAÇÃO SEXUAL
Resumo
A temática acerca da vivência Transgênero têm despertado nossa sociedade na compreensão dos aspectos que circundam essa existência. Todavia, a sociedade ainda se equivoca em relação a perceber as pessoas trans enquanto categoria de gênero. Interpretando-os, dessa maneira, como expressão da sexualidade humana. Acredita-se que essa confusão se dá pelo fato da letra “T” está acoplada a sigla que compõe às condições sexuais dos sujeitos( LGBT). Por isso, esse artigo tem como objetivo principal esclarecer o social, sobre os conceitos basilar de gênero e sexualidade, descolando, eles, da determinação genital, e pluralizando esses sujeitos em um aspecto Psicossocial. Para isso usou-se como grupo alvo da pesquisa o projeto transpassando, em que esses sujeitos, através de um questionário, qualitativo, se auto afirmaram dentro de um conceito binário(homem/mulher), como pertencentes a um pólo ou outro. Fomentando, também, a reflexão no que tange a confusão que é feita, pelo social, na compreensão do que seja gênero e sexualidade, e na não implicância de um conceito ao outro. Os resultados da pesquisa apontaram para uma reivindicação desses sujeitos como categoria de gênero, apartados de suas condições sexuais. Ou seja, tal qual as pessoas Cisgênero em que sua sexualidade não determinam seu gênero. Conclui-se que uma concepção de gênero legitimada pela performance social , em que cada sujeito forja seu gênero dentro do binário, compreendida pelo coletivo como homens ou mulheres para além de aspectos relacionais e sim no âmbito da relativização, facilitaria a existência dos Transgêneros no que tange aos aspectos biopsicossocial. Sendo necessário, portanto, que medidas educativas sejam incorporadas ao social, no intuito de alargar conceitos cristalizados no que diz respeito a homens e mulheres CIS, condição de gênero hegemônica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Rodrigues, F. B., & Filho Rocha de Araujo, M. T. (2017). TRANSGÊNEROS: UM EQUÍVOCO ENQUANTO “CLASSIFICAÇÃO” DE ORIENTAÇÃO SEXUAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4303. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29327
Edição
Seção
X Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.