MÉTODOS DE ESTIMAÇÃO ROBUSTOS EM MODELOS DE REGRESSÃO LINEAR
Resumen
Em modelagem estatística/estocástica, um outlier ou valor atípico/discrepante, é uma observação que é numericamente distante das demais, muitas vezes justificado pela variabilidade dos dados ou por um erro de algum procedimento do planejamento amostral. Já valores influentes, são denominados valores nos quais tornam as inferências sensíveis a sua presença, fazendo inclusive que a sua presença modifique a tomada de decisão. Tipicamente tais observações tornam o modelo sensível a sua presença, implicando em prejuízos na interpretação dos dados. O presente trabalho tem por objetivo apresentar à comunidade acadêmica métodos alternativos de estimação para modelos de regressão linear que visem reduzir a influência dessas observações (outliers, influentes e de alavanca) nas estimativas dos parâmetros do modelo e/ou na análise de variância, tais como, Regressão Quantílica, Regressão L1 e Regressão por mínima mediana dos quadrados, apresentando suas vantagens em relação aos métodos mais comuns, como o método dos mínimos quadrados ordinários. A metodologia utilizada para consolidação desse estudo ocorreu através de revisão bibliográfica e aplicações usando o software R com conjuntos de dados reais. A partir de então foi possível descobrir e aprender a importância dos valores atípicos e como tratar corretamente esse tipo de observação, produzindo estimativas que se adequam mais a realidade da massa de dados.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Bastos de Freitas, J. V., & Nobre, J. S. (2017). MÉTODOS DE ESTIMAÇÃO ROBUSTOS EM MODELOS DE REGRESSÃO LINEAR. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4583. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29607
Número
Sección
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.