BACHIANAS BRASILEIRAS NÚMERO 5 PARA 8 VIOLONCELOS E SOPRANO: ANÁLISE E EXECUÇÃO PELO GRUPO DE VIOLONCELOS DA UFC
Resumo
As Bachianas Brasileiras são 9 peças escritas pelo compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos nas décadas de 30 e 40 do Séc. XX. Esta série de peças figura entre as principais obras de Villa-Lobos, sendo a Bachiana nº 5 uma das peças mais conhecidas pelo público e de longe a mais tocada. A Bachiana nº 5, composta no ano de 1938 (1º movimento) e 1945 (2º movimento), foi escrita para soprano e para conjunto de 8 violoncelos divididos em 4 naipes, cada naipe contendo divisões para 2 vozes. A obra é constituída de dois movimentos: Aria (Cantinella) e Dança (Martelo), a letra foi composta pela mesma soprano que estreou a peça, Ruth Valadares. No ano de 2017, o Grupo de Violoncelos da UFC apresenta o espetáculo: “Entre Villas e Tons, Caetanear o que há de Ben”. O título é um trocadilho com o nome de alguns dos compositores homenageados, como: Heitor Villa-Lobos, Antônio Carlos Jobim, Caetano Veloso e Jorge Ben Jor. Este espetáculo foi criado com a proposta de apresentar somente peças escritas por compositores brasileiros, com o intuito de demonstrar que apesar de o violoncelo ser um instrumento sinfônico ligado a execução de obras eruditas, ele é também um instrumento bastante versátil que adequa-se muito bem a execução do repertório popular. O objetivo deste trabalho é apresentar um detalhamento das principais dificuldades técnicas analisando também algumas das características musicais ais importantes da Bachianas Brasileiras nº 5, afim de facilitar a execução para os jovens violoncelistas que ambicionam tocá-la.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lopes, S. N., Santos Silva, A. V., Martins Freire, A. E., & Utermohl de Queiroz, D. (2017). BACHIANAS BRASILEIRAS NÚMERO 5 PARA 8 VIOLONCELOS E SOPRANO: ANÁLISE E EXECUÇÃO PELO GRUPO DE VIOLONCELOS DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4692. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29716
Edição
Seção
IV Encontro de Cultura Artística
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.