FOTOGRAFIA TÁTIL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL
Resumo
Diversos esforços têm sido realizados para tornar a fotografia uma ferramenta de inclusão social para pessoas cegas, seja pelo ato de fotografar sem o sentido da visão, seja pela produção de peças para apreciação pelo sentido do tato. Tais medidas visam introduzir a esse público o conceito da fotografia enquanto arte. O avanço da tecnologia permite uma produção mais automatizada das fotografias táteis com técnicas de processamento de imagens para geração de padrões táteis via programação e tecnologias de fabricação digital para a materialização. Para a materialização das peças utilizam-se máquinas de corte a laser, fresadora cnc e impressora 3d. Algumas dificuldades surgem devido ao fato da fotografia enquanto arte ter o objetivo de transmitir emoções captando imagens que não necessariamente retratam um objeto em sua plenitude. Busca-se um ângulo diferenciado, um detalhe, um efeito de luz, entre diversas outras composições. No tocante à apreciação das fotografias táteis, faz-se necessário o uso de objetos reais ou maquetes 3D para maior compreensão do que está retratado devido à limitação do plano e da complexidade de algumas imagens. O presente trabalho visa apresentar processos de materialização de peças táteis com utilização recursos tecnológicos e exposições realizadas. Ao final é apresentada uma análise dos estudos de caso realizados indicando medidas necessárias para tornar a experiência do contato com a fotografia mais compreensível e autônoma aos cegos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Salas Roldan, A. C. de A., Magda, G., & Cavalcante Vieira, R. C. (2017). FOTOGRAFIA TÁTIL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4724. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29748
Edição
Seção
IV Encontro de Cultura Artística
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.