TEATRO E MATEMÁTICA: DIDÁTICA E APRENDIZAGEM DE ALUNOS-EXPECTADORES NA PROPOSIÇÃO CÊNICA DA PEÇA

Autores

  • Renato Rodrigues de Oliveira
  • Thamires Ribeiro Neves
  • Marcus Raimundo Vale

Resumo

Com ponteiro voltado para o norte da promoção dos saberes científicos, mais especificamente conhecimentos básicos da Matemática, atrelando arte e vivência lúdica, foi desenvolvido o projeto de cunho cênico "A invenção dos números", peça de teatro com aplicação de pantomima, técnica que mistura mimese e jogo de sentidos a partir da expressão sensório-corporal, a partir do texto adaptado do original dos professores Miriam Gongora e Ulysses Sodré, cujo título original é "A origem dos números". O texto foi extraído de uma página eletrônica, adaptado para fins cênicos e uma vez condensado, ensaiado e apresentado para o público em geral na Seara da Ciência e escolas solicitantes. Dessa forma, o projeto aqui apresentado tem como objetivo apontar e pesquisar os itens que envolvem os processos concorrentes do trabalho desenvolvido - a junção entre teatro e matemática para um ensino em sala de aula e exterior a ela, caracterizando aspectos importantes para a sua vivência: o espetáculo e a didática, bem como os aspectos que lhes são caros, como concepção textual e dramatúrgica, concepção técnica, construção coreográfica e cenográfica, figurino e aparatos tecnocênicos, que resultam em uma investigação acerca do trato escolar-pedagógico que se pode conferir pelo viés do embasamento científico no trabalho teatral proposto. O método proposto é o teatro mímico e a pantomima, musicalidade e oralidade numa proposição plural dos aspectos possíveis para a exploração de uma leitura dinâmica e acompanhada pela realização do fenômeno cênico. O resultado é o retorno positivo do público sobre sua compreensão sobre o tema, o entendimento da linha do tempo no que se refere ao homem e suas atividades com os números, estes untados em definitivo em todas as construções relativas à humanidade, seus conhecimentos científicos e aplicações tecnológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Rodrigues de Oliveira, R., Neves, T. R., & Vale, M. R. (2017). TEATRO E MATEMÁTICA: DIDÁTICA E APRENDIZAGEM DE ALUNOS-EXPECTADORES NA PROPOSIÇÃO CÊNICA DA PEÇA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4749. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29773

Edição

Seção

IV Encontro de Cultura Artística