INICIATIVA DE ENSINO DE LÓGICA, MICROCONTROLADORES E PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Inserir-se em um curso superior é o objetivo da maioria dos estudantes de ensino médio, no entanto, ainda é problemática a decisão de qual aderir. Ainda são escassos os programas educacionais que façam uma abordagem mais específica dos assuntos que são tratados nos cursos de ensino superior. Visando aumentar o incentivo dos estudantes de ensino médio da rede pública de Sobral a aderirem a um curso superior ligado a área de exatas, em especial aos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação, foi desenvolvido na UFC, Campus Sobral, uma iniciativa que tornou possível um contato maior entre os estudantes do ensino médio e áreas abordadas nos cursos de Engenharia. O projeto ajuda a quebrar um paradigma educacional que é levar o ensino de algoritmos e programação computacional a rede pública de ensino no interior do estado do Ceará. A base da iniciativa é a criação de jogos e prototipagem de circuito eletrônicos, com o uso de plataformas didáticas, como o GameMaker e o Arduíno. Além disso, como as aulas são ministradas no próprio ambiente da universidade, os alunos se familiarizam com este ambiente e até mesmo trocam experiências com os universitários. O projeto é realizado em dois encontros semanais. Nos primeiros encontros os estudantes são familiarizados com os conceitos de lógica e programação computacional. Logo após, o curso subdivide-se em dois assuntos interligados. Em um dia são ministradas aulas com a plataforma GameMaker para a programação de jogos e no segundo, é utilizada a plataforma Arduíno para a prototipação de circuitos eletrônicos. Com os conhecimentos adquiridos, os estudantes são capazes de aplicar as habilidades desenvolvidas em seu ambiente escolar melhorando seu desempenho em disciplinas que envolvam raciocínio lógico, como por exemplo, matemática e física. Esta ação atua de forma complementar a formação curricular dos alunos na área de ciências exatas, despertando o interesse dos estudantes para o ingresso nos cursos de Engenharia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Barbosa de Sousa, I., Vasconcelos Araújo, F. H., Rodrigues, T. B., Andrade, J. de F. C., Apoliano, M. F., & Almeida, R. N. de C. (2017). INICIATIVA DE ENSINO DE LÓGICA, MICROCONTROLADORES E PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4771. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29795
Edição
Seção
III Encontro de Tecnodocência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.