DESENVOLVIMENTO DE UMA CARTILHA PARA O USO DO MÉTODO DE ECOINOVAÇÃO SISTÊMICA F.L.O.R.A.

Autores

  • Samuel Johnathan Sousa Marques da Silva
  • Emilio Augusto Gomes de Oliveira

Resumo

A natureza e seus ecossistemas são uma fonte de inspiração excepcional para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Com base nesta premissa, o método F.L.O.R.A, resultado de trabalho de pesquisa de tese do professor doutor Emílio Oliveira, é um método de ecoinovação sistêmica, denominado a partir da analogia operacional e estrutural das flores, onde cada uma das cinco pétalas -sendo elas: Feedback, Ligação, Otimização, Renovação e Adaptação - consistem em ações/ferramentas que se associam aos princípios ecossistêmicos os quais têm por objetivo tornar o designer como agente principal de propostas e estratégias sustentáveis com poder de aplicação em qualquer âmbito corporativo e/ou territorial. A partir da demanda em desenvolver recursos visuais pedagógicos que permitam o entendimento e propagação do método F.L.O.R.A, propõe-se esta ferramenta como projeto de bolsa de iniciação acadêmica visando a construção de uma cartilha digital (e-book) que atenda a demanda em questão. Desta forma as atividades desenvolvidas consistirão em contextualizar-se sobre o método, desenvolver pesquisas de referências de livros e e-books, bem como a seleção e amostragem dos modelos base adquiridos visando a proposição de uma linguagem visual adequada e de fácil entendimento. Ao final desta pesquisa, espera-se que a cartilha desenvolvida, na forma de e-book, apresente uma proposta visual com layouts limpos e eficazes, diagramação utilizando recursos de design editorial, além da proposição de estratégias de publicação e divulgação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Sousa Marques da Silva, S. J., & Gomes de Oliveira, E. A. (2017). DESENVOLVIMENTO DE UMA CARTILHA PARA O USO DO MÉTODO DE ECOINOVAÇÃO SISTÊMICA F.L.O.R.A. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5078. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30102

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica