O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS NA INFÂNCIA A PARTIR DO BRINCAR (CENTRO DE ESTUDO SOBRE LUDICIDADE E LAZER – P000. 2013. PG.0011)

Autores

  • Antonio Vitor Vieira de Matos
  • Beatriz Galvão da Silva
  • Carlos Magno Vieira dos Santos
  • Francisca Raquel Eduardo dos Santos
  • Luciana Ferreira de Albuquerque
  • Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida

Resumo

O trabalho aqui proposto tem como finalidade apresentar um relato de experiência enquanto bolsista do programa de Extensão Centro de Estudo Sobre Ludicidade e Lazer e todos os projetos que dele fazem parte. Durante o período de visitas no Laboratório de Brinquedos e Jogos e no Brincarmóvel foi possível observar que as crianças apresentavam manifestações de habilidades motoras no ato lúdico. A habilidade motora é a capacidade do indivíduo em realizar algum movimento corporal com eficiência e aptidão, podendo ser subdividida em habilidades finas, as quais necessitam de manipulação precisa e coordenação motora, como manuseio de objetos e desenhar, e habilidades motoras grossas, as quais são executadas por músculos maiores, como correr e saltar. É na infância que temos mais facilidade para aprender e desenvolver diversas habilidades motoras. Por tanto, usar os jogos, os brinquedos e as brincadeiras que estimulem essas habilidades e que desenvolvam melhorias na execução e controle dos movimentos de forma consistente é fundamental. Através de observações no uso dos jogos de construção (blocos de construção, brinquedos de armar e brinquedos de montar) e outras brincadeiras motrizes como: pular amarelinha, brincar de pega-pega, pular na cama elástica e brincadeiras de roda no geral as crianças desenvolvem: atenção e concentração; movimentos amplos e finos; coordenação viso-motora; noção de equilíbrio, proporção e simetria; autonomia motriz; sentimento de realização; pensamento abstrato; exploração de tamanhos, formas e espaços; reconhecimento de semelhanças e diferenças; aquisição de conceitos matemáticos; solução de problemas; formulação de projetos; satisfação de inventar, construir, destruir e transformar. Concluímos que o brincar estimula e favorecem as habilidades motoras, coordenação motora, qualidade motriz, criatividade motriz e capacidades cognitivas, habilidades sociais que contribuem para o enriquecimento da criança como ser social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Vieira de Matos, A. V., Galvão da Silva, B., Vieira dos Santos, C. M., Eduardo dos Santos, F. R., Ferreira de Albuquerque, L., & Pinheiro de Almeida, M. T. (2017). O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS NA INFÂNCIA A PARTIR DO BRINCAR (CENTRO DE ESTUDO SOBRE LUDICIDADE E LAZER – P000. 2013. PG.0011). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5323. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30347

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica